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Consciência Fonológica e prática pedagógica nas classes de alfabetização

Leitura e escrita, ao contrário do que acontece na oralidade, não constituem uma aquisição espontânea, requerem o desenvolvimento de habilidades que permitam refletir sobre o uso e funções da escrita. Através de atividades com metodologias específicas, mediadas pelo professor, podem se desenvolver habilidades necessárias para leitura e escrita. Considerando a importância do trabalho e formação profissional nas séries iniciais, o Ministério da Educação e Cultura, lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2012. O PNAIC, no que se refere ao aprendizado da leitura e da escrita, baseia-se em 04 eixos fundamentais: oralidade, análise linguística, leitura e produção textual. O presente estudo investigou o conhecimento do professor em relação ao eixo 2. Esse eixo trata da relação entre habilidade metalinguística e o processo de alfabetização, que se deve ao fato de que aprender o código escrito implica em manipular explicitamente a estrutura da língua falada, estabelecendo correspondência entre oralidade e escrita, fundamentais na alfabetização. Assim, esta Tese teve dois objetivos: 1) investigar o nível de conhecimento dos professores de séries iniciais em relação à consciência fonológica e sua contribuição para a prática do professor alfabetizador. 2) Avaliar, a partir das reflexões iniciais, um programa de intervenção sobre o desenvolvimento da consciência fonológica na escrita e, baseado nos conhecimentos levantados, discutir as implicações destes para formação de professores e de práticas pedagógicas. A Tese é dividida em 04 capítulos. O capítulo I apresenta o primeiro estudo teórico e faz uma reflexão entre consciência fonológica, prática educativa e o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e objetivou analisar as contribuições deste para a melhoria da qualidade da alfabetização, principalmente nos três primeiros anos de escolaridade. O capítulo II apresenta o segundo estudo desta tese e objetivou levantar dados sobre o conhecimento do professor, em relação ao tema referente à consciência fonológica, e a aplicabilidade pedagógica das atividades relacionadas a esta na prática docente no fazer pedagógico destes profissionais, utilizando um questionário abordando tal temática. O capítulo III apresenta o terceiro e o quarto estudo desta tese. O terceiro estudo pretendeu verificar a relação entre a consciência fonológica, precursores da alfabetização e a escrita e, a partir destes resultados, o efeito de um trabalho de intervenção realizado junto ao professor, voltado para o desenvolvimento da consciência fonológica na sala de aula, no desempenho de alunos do 1o ano do Ciclo de Alfabetização. No quarto estudo, foi realizado um trabalho de intervenção pedagógica em uma turma do ciclo de alfabetização onde os dados encontrados foram comparados com os dados de outra turma de perfil semelhante onde tal intervenção não ocorreu (grupo controle), conforme descrito na primeira parte do capítulo III. Tal intervenção corroborou a hipótese inicial deste trabalho. O capítulo IV retoma os temas abordados nos quatro estudos anteriores desta tese, corroborando as pesquisas já realizadas e apontando propostas possíveis de ação pedagógica nas séries iniciais de alfabetização voltadas para a melhoria da qualidade da alfabetização dos alunos através do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas relacionadas à consciência fonológica.

Consciência Fonológica;Habilidade Metalinguística;Intervenção Pedagógica;Alfabetização

 

Nome do Autor: Debora Pinto Inacio
Nome do Orientador: Marcia Maria Peruzzi Elia
Instituição: Universidade Salgado Oliveira
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: INACIO, Debora Pinto. Consciência Fonológica e prática pedagógica nas classes de alfabetização. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado Oliveira, Rio de Janeiro, 2017.