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Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização

O presente estudo investiga a rima em poemas infantis como evento linguístico desencadeador de ampliação da consciência linguística e como impulsionadora de estratégias de processamento da compreensão da linguagem, enfocando seu papel na aprendizagem da leitura e da escrita no período inicial de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, a partir da transcrição de nove oficinas de poesia e consciência fonológica, realizadas com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, foram identificados e categorizados comportamentos de consciência das rimas integrados a outros do próprio nível fonológico e aos demais níveis linguísticos (morfológico, sintático, semântico, textual, pragmático). Na segunda etapa, após análise desses comportamentos, foram selecionados aqueles mais frequentes e/ou pertinentes ao estudo para a elaboração de um instrumento de avaliação de consciência fonológica integrado com a consciência linguística. Este possui caráter qualitativo e permite delinear um perfil para identificar os comportamentos que necessitam ser mais estimulados no processo de conscientização linguística, a fim de proporcionar ações em sala de aula com esta finalidade. A partir da revisão de literatura realizada, dos comportamentos de consciência linguística identificados e do caráter do perfil gerado pelo instrumento, foram então elaborados parâmetros para a metodologia de trabalho pedagógico com poemas no período de alfabetização. Assim, da reflexão sobre a possibilidade dada pelas rimas de relacionar palavras nos versos, o conceito de consciência fonológica foi ampliado em consideração a suas relações entre comportamentos deste próprio nível de consciência e da consciência fonológica com os demais níveis de consciência linguística. Os níveis fonológico, semântico e sintático foram os mais demandados nesse processo integrado no período de alfabetização, como apontado por Gombert (1992). As rimas acionaram a atenção das crianças à estrutura sonora das palavras, o que favoreceu a identificação de mais possibilidades na segmentação da fala e aspectos relacionados à temporalidade dos sons, que auxiliam na aprendizagem. Também foi verificada a importância do movimento de ir e vir da palavra ao texto realizado pelas crianças, relacionado com as consciências fonológica, sintática e semântica da língua.

Rimas; Consciência Fonológica; Consciência Linguística; Alfabetização

 

Nome do Autor: Clarice Lehnen Wolff
Nome do Orientador: Vera Wannmacher Pereira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: WOLFF, Clarice Lehnen. Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização. 2015. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.