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Alfabetização de alunos das classes populares - ainda um desafio

A partir da afirmação de que as crianças das classes populares, que mais precisariam da escola e nela já entraram em condições desvantajosas, recebem uma educação de pior qualidade, mantêm-se menos tempo na escola e dela saem menos equipadas, quer para enfrentar o mercado de trabalho, quer para participar da sociedade, a autora faz um confronto entre a escolarização de crianças de classe média e a de crianças das classes populares, apontando os mecanismos de discriminação e exclusão destas últimas, que se traduzem em explicações para as dificuldades de aprendizagem, que mais freqüentemente são imputadas aos alunos (não aprendem por carências alimentares, ou culturais, ou lingüísticas, ou por comprometimentos neurológicos e psicológicos, ou por deficiências cognitivas), ou são atribuídas à escola, ou à sociedade. A autora conclui que a aprendizagem do aluno sofre a influência de múltiplos fatores que interagem, e deve ser compreendida em sua totalidade, complexidade e dinamicidade, e, por isso, é estéril a supremacia atribuída ao método como solução para os problemas de alfabetização; propõe que, ao invés de serem enfatizados o ponto de vista de quem ensina e os materiais e métodos, sejam enfatizados o ponto de vista de quem aprende e o processo de aprendizagem, aderindo à perspectiva psicogenética de Ferreiro e Teberosky, e afirmando a possibilidade de a escola exercer um papel transformador, conduzindo à superação dos mecanismos de discriminação e exclusão.

Nome do Autor: GARCIA, Regina Maria Leite
Nome do Orientador: Newton Lins Buarques Sucupira
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

GARCIA, Regina Maria Leite. Alfabetização de alunos das classes populares - ainda um desafio. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986. 209p. (Tese de Doutorado).