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Narrativas sobre inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola municipal de educação básica de Cuiabá - MT

Esta pesquisa tem como temática as crianças com necessidades educacionais especiais (NEE), insere-se nas discussões sobre Inclusão Escolar, considerando as dimensões que permeiam a atuação do professor: políticas públicas, organização escolar e formação docente. Amparada na abordagem qualitativa e pressupostos da pesquisa narrativa, foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Educação Básica de Cuiabá-MT, junto a nove participantes, sendo duas integrantes da equipe gestora, cinco professoras atuantes em sala de aula comum e duas em sala de recursos multifuncionais. Teve como objetivo compreender o que professores e gestores narram sobre sua atuação com as crianças que apresentam NEE no 1º Ciclo do Ensino Fundamental, como estão significando e ressignificando o exercício profissional e que experiências têm vivenciado com essas crianças. As informações obtidas com a análise de documentos, observações, conversas e notas de campo, deram origem a textos narrativos que permitiram a caracterização da unidade escolar, sua forma de organização administrativa e pedagógica. De acordo com a equipe gestora a unidade educativa norteia suas ações pelos princípios da gestão democrática, garante o acesso e a permanência de crianças de seis a nove anos na escola e mobiliza os professores para que a inclusão escolar e as metas de alfabetização sejam alcançadas. Por meio de narrativas orais, as professoras de sala de aula comum contaram sobre as experiências junto a alunos diagnosticados com autismo, deficiência física e deficiência intelectual afirmando que, diante da notícia de terem que trabalhar com essas crianças, vivenciaram reações e sentimentos de medo, ansiedade e insegurança. Embora licenciadas em Pedagogia e consideradas experientes na docência, elas encontram dificuldades em relação ao processo de aprendizagem das crianças com NEE e não se sentem preparadas para tal, pois devido à sua complexidade ele exige repensar a organização da escola, da sala de aula, do currículo e as formas de interação social estabelecidas. A atuação dessas professoras ocorre mediante a perspectiva clínica, baseada em aspectos deficitários apresentados pelas crianças. As professoras que atuam com os alunos nas salas de recursos multifuncionais, ao narrarem sobre o trabalho desenvolvido, afirmaram que o atendimento educacional especializado também se dá amparado na perspectiva clínica e, embora seja definido como complementar ao realizado em sala de aula comum, não há interlocução entre as docentes. As experiências vividas e as histórias contadas pelas participantes da pesquisa evidenciaram que a Inclusão Escolar de crianças que apresentam NEE constitui-se num desafio a ser enfrentado e que muito ainda precisa ser feito para que ela ocorra a contento. Embora a educação dessas crianças esteja assegurada por um vasto aparato legal, as ações escolares distanciam-se do que os documentos propõem. Muitas são as fragilidades presentes na escola e junto as docentes, assim como as contradições presentes no sistema de ensino que legalmente prima pelo atendimento à diversidade e, ao mesmo tempo, com suas exigências, desconsidera as diferenças existentes entre os alunos, professores e o contexto escolar.

Nome do Autor: Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho
Nome do Orientador: Filomena Maria de Arruda Monteiro
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. Narrativas sobre inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola municipal de educação básica de Cuiabá - MT. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2017.