Abec

Abec


     

O espaço escolar como ambiente alfabetizador

Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: como os espaços são organizados na escola e qual a contribuição deles para despertar o interesse dos alunos pela leitura? O objetivo geral foi compreender como os espaços da escola colaboram para o processo de leitura das crianças inseridas em escolas do Município de Curitiba. Como objetivos específicos, buscamos observar como as escolas do município de Curitiba otimizam seus espaços para a aprendizagem da leitura, analisar como a escrita é apresentada no espaço escolar, levantar as ideias dos alunos sobre as escritas nos espaços da escola e identificar a contribuição da escrita nos espaços escolares para despertar o interesse pela leitura. Buscou-se o suporte teórico da Linguística, Psicolinguística, Psicologia, Pedagogia, Neurociência e da Arquitetura Escolar, com os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2001; 2008; 2011 2012), Smith (1999; 1989), Jolibert (1994; 2006), Soares (2012; 2015; 2016), Cagliari (1988; 1999), Colomer e Camps (2002), Forneiro (1998); Kowaltowski (2011), Maluf e Gombert (2003), Curto et al. (2000), Dehaene (2012), dentre outros. A coleta de dados aconteceu em três etapas: na primeira etapa foram coletadas imagens de escrita existentes nos espaços de 4 escolas Municipais de Curitiba, na segunda etapa foi realizada uma intervenção no contexto de uma escola Municipal de Curitiba e a observação participante da interação dos estudantes com a escrita no espaço. A terceira etapa consistiu em uma entrevista em grupo com 8 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental após a interação com o material escrito da intervenção. Os resultados da pesquisa indicaram que muitos materiais escritos expostos no espaço escolar perdem a função comunicativa para as crianças em processo de alfabetização, por não considerarem indícios de compreensão para a interação com a escrita. Com a intervenção realizada em uma escola foi possível perceber as contribuições de um ambiente alfabetizador para a aprendizagem da leitura: possibilita a construção de hipóteses de leitura, a identificação da função da escrita, a leitura interativa e a exploração linguística. Constatou-se que a comunidade escolar precisa refletir sobre a organização de todo o espaço, percebendo-se como ambiente formativo para imergir os estudantes em uma cultura letrada, possibilitando experiências significativas com a escrita dentro de todos os espaços da escola.

Nome do Autor: Vânia Gusmão Dobransky
Nome do Orientador: Veronica Branco
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DOBRANSKY, Vânia Gusmão. O espaço escolar como ambiente alfabetizador. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2017.