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Habilidades metafonológicas e conhecimento do nome das letras na alfabetização: estudo longitudinal com crianças do primeiro ano do ensino fundamental
Há evidências na literatura de que a aprendizagem da leitura e da escrita é facilitada pelaconsciência fonológica e pelo conhecimento do nome das letras. Estudos atuais investigam qual dos componentes da consciência fonológica melhor prediz as habilidades de leitura e escrita. Esta pesquisa teve como objetivoanalisaras relaçõesentre a leitura e escrita de palavras com as variáveis de consciência fonológica, (medida pelo conhecimento de rimas, segmentação silábica e deleção fonêmica) e conhecimentodo nome das letrasem crianças que ingressam no Ensino Fundamental. Paratal, foi realizado um estudo longitudinal breve acompanhando os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo. O estudo foi composto por três sessões de coleta de dados, nas quais os escolares foram avaliados por um conjunto de tarefas de consciência fonológica, conhecimento do alfabeto, leitura e escrita de palavras. Os resultados mostraram correlação positiva e significativa entre o conhecimento de letras, conhecimento de rimas e deleção fonêmica nos três momentos de coletas com a leitura de palavras. A segmentação silábica obteve correlação positiva significativa somente na segunda coleta. Todos os componentes da consciência fonológica, assim como o conhecimento de letras demonstraram correlações positivas e significativas com a escrita de palavras nos três momentos da pesquisa. Os resultados dos testes de Regressão Linear Múltipla Stepwise(por etapas) permitiram identificar o conhecimento do nome das letras e o conhecimento de rimas como preditores de leitura e escrita de palavras quando a deleção fonêmica não obteve resultado mensurável. No entanto, quando as crianças iniciaram a aprendizagem da leitura, os componentes deleção fonêmica e segmentação silábica passaram a predizer a leitura de palavras com um alto grau de significância, sendo a deleção fonêmica também preditora da escrita de palavras, acompanhada pelo conhecimento do nome das letras
Nome do Autor: Adriana Príncipe dos Reis Albuquerque RamosNome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAMOS, Adriana Príncipe dos Reis Albuquerque. Habilidades metafonológicas e conhecimento do nome das letras na alfabetização: estudo longitudinal com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.