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Sondagem digital da escrita de crianças em fase de alfabetização: uma abordagem tecnológica a partir da psicogênese da lingua escrita

Os desafios da alfabetização são inúmeros, principalmente para o professor alfabetizador no que se refere à avaliação das fases de escrita dos alunos. Esse processo requer tanto conhecimento teórico quanto sensibilidade para diagnosticar de modo preciso o nível hipotético de construção da escrita da criança. Usualmente, esse trabalho é realizado pelos alfabetizadores de modo manual, e requer desses profissionais maior disponibilidade de tempo, uma vez que não é fácil realizá-lo de forma coletiva. Desta forma, procura-se neste estudo responder ao seguinte problema: pode a tecnologia apoiar o trabalho dos educadores alfabetizadores na sondagem da hipótese de escrita? Nesse sentido, pretende-se alcançar os seguintes objetivos: produzir um aplicativo para identificar por meio digital o nível da escrita das crianças em fase de alfabetização mediante os critérios de tempo que as crianças levaram para completar cada fase, número de abstenções e classificação da fase em que cada criança se encontra; aplicar o protótipo a crianças de uma escola municipal da cidade de Londrina-PR; analisar se os resultados desta avaliação digital são os mesmos do diagnóstico manual; e conhecer a opinião das professoras alfabetizadoras sobre o aplicativo. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo, experimental e analítica. Foram realizadas duas etapas de aplicação, em 36 crianças de uma escola municipal da cidade de Londrina-PR. Em ambas, os dados mostraram que o aplicativo produzido, Psicogênese da Escrita Infantil (PEI), apresentou em seu relatório a fase hipotética da língua escrita de acordo com a teoria da Psicogênese da Língua Escrita proposta por Ferreiro e Teberosky (1999). Os resultados validaram a eficácia do aplicativo, uma vez que se mostraram compatíveis com a avaliação manual realizada pelas professoras alfabetizadoras. As professoras alfabetizadoras consideraram o produto com um potencial pedagógico de inserção em seu trabalho que proporcionaria uma mediação da aprendizagem por meio da tecnologia.

Nome do Autor: Alessandra Dedéco Furtado Rossetto
Nome do Orientador: Alessandra Dutra
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação nas Ciências
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROSSETTO, Alessandra Dedéco Furtado. Sondagem digital da escrita de crianças em fase de alfabetização: uma abordagem tecnológica a partir da psicogênese da lingua escrita. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2017.