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Efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) no desempenho acadêmico e na expressão das funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagem

Habilidades cognitivas como as Funções Executivas (FE) são essenciais para a consolidação da aprendizagem, visto que contemplam aspectos como memória operacional, atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e planejamento. Visando o aprimoramento do desempenho escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem, este trabalho tem por objetivo verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) no desempenho escolar e na expressão das funções executivas de crianças do Ensino Fundamental. Este programa propõe o aprimoramento acadêmico por meio de jogos já existentes, bem como outros confeccionados por profissionais, que aliam o estímulo das Funções Executivas às habilidades precursoras do processo de alfabetização. Este estudo foi dividido em 2 fases. Na etapa inicial, após levantamento dos instrumentos utilizados pelo PAR, foi solicitada uma avaliação de 10 juízes especialistas em psicologia, avaliação neuropsicológica e desenvolvimento, para votarem nas habilidades das FE que julgavam serem recrutadas para a execução de cada jogo. Ao final, foram utilizados apenas os jogos que obtiveram 70% de aprovação na mesma função para estruturar os procedimentos do PAR em 16 encontros. Na segunda fase do estudo, foi realizada a testagem do programa. A amostra foi composta por 18 crianças, com idade entre 9 e 11 anos, de ambos os sexos divididos em dois grupos distintos: Grupo Experimental - GE: os alunos com dificuldades de aprendizagem que frequentam o PAR (A=9) e Grupo Controle - GC: os alunos com dificuldades de aprendizagem que não frequentam o programa (B=9). Para ambos os grupos foram selecionadas crianças que apresentavam dificuldades de leitura, escrita e matemática. Os instrumentos utilizados foram: o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Trilhas, o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos/ Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL/6-18), o Inventário de Comportamento para Crianças e Adolescentes entre 06 e 18 anos - TRF/6-18 e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERI). Esta fase do estudo foi conduzida em três etapas realizadas no período de 8 semanas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Na etapa de intervenção, foram realizadas com o GE duas sessões semanais, de uma hora cada seguindo os procedimentos definidos na fase anterior e o GC não recebeu qualquer intervenção, permanecendo apenas com as atividades regulares. Os resultados apontam que apesar do crescimento natural de ambos os grupos, após o período de intervenção percebe-se uma tendência de crescimento maior no desempenho acadêmico dos alunos do GE e também um melhor desempenho deste em tarefas que exigem o uso das FE. Percebeu-se também ser necessário maior tempo de intervenção para resultados estatisticamente significativos, por isso sugere-se a continuidade do estudo, visto que qualitativamente obteve-se resultados relevantes que contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

Nome do Autor: Leilany Barcellos da Rocha
Nome do Orientador: Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Distúrbios do Desenvolvimento
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia escolar e do desenvolvimento humano
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Leilany Barcellos da. Efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) no desempenho acadêmico e na expressão das funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.