Abec

Abec


     

Potencialidades e limites para o desenvolvimento de situações de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ciclo de alfabetização

Em razão do avanço tecnológico, faz-se necessário refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as potencialidades e os limites que o professor do Ciclo de Alfabetização tem encontrado para o desenvolvimento de situações de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA. Para tanto, a investigação foi realizada de acordo com a abordagem qualitativa, e, entre os vários tipos de pesquisa desta abordagem, a opção foi por uma aproximação com a pesquisa-ação de Barbier (2007) e Thiollent (2011), tendo como finalidade a interação com a escola pesquisada e a Professora participante da pesquisa. Como instrumentos, utilizaram-se a entrevista semiestruturada; a observação participante ativa; o diário de itinerância para os registros das percepções em todos os espaços e experiências vivenciadas, as reflexões, dados pesquisados, curiosidades percebidas durante todas as etapas do estudo. Ademais, usou-se a análise documental, que permitiu a aproximação com o Projeto Político Pedagógico da escola, e os Planos de Ensino da Professora pesquisada, além de registros fotográficos. A investigação foi pautada em estudos que tratam do uso das TDICs na educação, como os de Levy (2011), Demo (2009), Kenski (2015), Prensky (2001), Moran (2015), entre outros. Os referidos autores não apontam as Tecnologias Digitais como redentoras dos problemas educacionais, tampouco defendem a ideia de que, sem elas, é impossível fazer educação, mas apresentam propostas de as integrar com as práticas pedagógicas, compreendendo que podem servir de suporte à realização da leitura e compreensão do mundo e dos afazeres sociais da contemporaneidade, exigindo, assim, uma nova postura da escola e do professor quanto à exploração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação. Os resultados da pesquisa apontam que: a) No PPP da escola pesquisada, as TDICs são compreendidas como fatores de desenvolvimento e mudanças e ferramentas que podem favorecer a inclusão, além de serem tratadas como um dos desafios da contemporaneidade para a formação de professores. No Marco Operacional do PPP, não há referências ao uso das TDICs nos Anos Iniciais, embora estejam presentes no Plano de Ensino da Professora pesquisada, que atuava no primeiro ano do Ensino Fundamental; b) Apesar de alguns limites, como a falta de computadores em quantidade suficiente para um trabalho individual e/ou em pequenos grupos, a ausência de fones de ouvidos a lentidão da internet, foi possível observar várias possibilidades de uso das TDICs em situações de aprendizagem, a saber: o vídeo, as Histórias em Quadrinhos – HQ, as planilhas eletrônicas e o Software de apresentação. Destaca-se assim a importância do uso pedagógico das TDICs nas situações de aprendizagem, além de apontar a escola como local onde é possível também aprender a utilizar socialmente as tecnologias digitais.

Nome do Autor: Marinalva da Silva Ferreira
Nome do Orientador: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Instituição: Universidade do Vale do Taquari
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FERREIRA, Marinalva da Silva. Potencialidades e limites para o desenvolvimento de situações de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ciclo de alfabetização. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, 2017.