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Desempenho de leitura e escrita de palavras isoladas e pseudopalavras de escolares do 3º ano

Aprender a ler e escrever, bem como as dificuldades que os escolares enfrentam nesse processo, é um tema recorrente em pesquisas na Fonoaudiologia e em outras áreas correlatas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo descrever o desempenho de leitura e escrita de palavras isoladas e pseudopalavras de escolares do 3º ano da rede pública municipal de Guaíba/RS que concluíram o ciclo de alfabetização do PNAIC. Para tanto, buscou-se descrever e analisar o desempenho de leitura e escrita de palavras isoladas e pseudopalavras de escolares, bem como as rotas preferenciais utilizadas pelos mesmos. Foram selecionados 146 escolares de 15 escolas, os quais foram submetidos a dois testes, um de leitura e um de escrita. Os resultados foram analisados utilizando estatística descritiva, análise multivariada e testes de correlação. Os mesmos indicaram uma grande variabilidade de desempenho nos escolares avaliados, tanto numa mesma escola como entre elas. Observou-se que o desempenho foi superior na leitura, havendo indícios de um equilíbrio entre ambas as rotas, especialmente nos escolares com avaliação satisfatória. Com relação à avaliação da escrita, os resultados estiveram abaixo do esperado para escolares em fase final de alfabetização. Nesses, demonstrou-se um predomínio da rota fonológica, indicando uma falha de sistematização do ensino da língua portuguesa. Tais resultados apontam para a necessidade de o fonoaudiólogo escolar contribuir para o diagnóstico institucional e para o planejamento de intervenções no processo de alfabetização.

Nome do Autor: Ana Cristina Melo Prates
Nome do Orientador: Marcia Keske Sores
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PRATES, Ana Cristina Melo. Desempenho de leitura e escrita de palavras isoladas e pseudopalavras de escolares do 3º ano. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.