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O bom professor alfabetizador: identificando pistas e (des)construindo olhares

O entendimento do professor como elemento-chave para a efetividade da educação escolar é recorrente em diferentes épocas e contextos. De variadas formas, evidenciam-se as relações intrínsecas entre a formação e o trabalho dos professores, e a efetividade dos resultados das aprendizagens. A importância do professor é enfatizada mais recentemente, por exemplo, nos Relatórios de pesquisas de larga escala (OCDE, UNESCO, INAF) realizadas nas últimas décadas, quando ratificam a relação entre boa qualidade docente e bons resultados na aprendizagem. Também, dentre os diferentes estudos que buscam identificar os fatores determinantes da aprendizagem dos alunos, constatou-se que a boa qualidade dos professores aparece como fator mais importante (GAUTHIER; BISSONNETTE; RICHARD, 2014). Assim, não se pode falar de educação, boa qualidade de educação, ensino e aprendizagem, de eficácia do ensino e de um melhor desempenho dos alunos, sem antes, considerar um dos elementos centrais desse processo: o professor. O sucesso escolar depende, especialmente em se tratando da alfabetização no contexto da escola pública, em grande parte, da ação docente desenvolvida por um bom professor. Esta pesquisa, diante deste cenário, propõe-se a desvelar aspectos que compõe o que se entende por bom professor alfabetizador na perspectiva do próprio alfabetizador. Assumindo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, apoia-se em uma abordagem exploratório-descritiva (MATTAR, 2005), inspirada no paradigma indiciário (GINZBURG,1989). A análise das entrevistas permitiu perceber que, no universo investigado, a compreensão de bom professor aparece relacionada a três dimensões indissociáveis: o saber, o fazer e o ser. O conteúdo das entrevistas aponta que o contexto de trabalho dos alfabetizadores exercem grande influência sobre o desempenho dos próprios professores e dos alunos. A partilha entre os pares aparece como um dos componentes imprescindíveis a uma prática efetiva e exitosa e como uma estratégia de autoformação docente.

Nome do Autor: Marcelle Pereira Rodrigues
Nome do Orientador: Amelia Escotto do Amaral Ribeiro
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RODRIGUES, Marcelle Pereira. O bom professor alfabetizador: identificando pistas e (des)construindo olhares. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.