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Produção de sentidos e processos inferenciais: um estudo da compreensão leitora de alunos do 3ºAno do ensino fundamental

Este estudo tem como objetivo investigar a produção de sentidos e processos inferenciais, a partir da leitura de textos narrativos, por alunos do 3º Ano do Ciclo I ¿ Ensino Fundamental I, em uma escola da Rede Municipal de Campinas. Foram selecionados três alunos do último ano do ciclo de alfabetização e analisadas as inferências produzidas por eles - de base textual, base contextual e sem base textual e contextual - segundo o modelo teórico proposto por Marcuschi (2008). Buscou-se relacionar, as inferências produzidas pelos mesmos com as conexões feitas no seu contexto social e escolar. Partiu-se do pressuposto que ler é inferir, sendo que a compreensão leitora está diretamente relacionada com a capacidade de produção de inferências, considerando a situação imediata em que ocorre a leitura e a contextualização cognitiva atreladas à organização dos conhecimentos e experiências pessoais. A coleta de dados baseou-se em sessões de leitura, em que foram utilizados 3 textos distintos, todos lendas da cultura popular brasileira: texto 1- "Dança do Arco-íris"; texto 2 - "A origem do Oiapoque"; texto 3 - "Romãozinho". Cada sujeito selecionado participou de duas sessões de leitura de cada um dos textos. A cada leitura, o sujeito leu em voz alta, em seguida elaborou comentários orais sobre o texto, com ou sem intervenção da pesquisadora. Foram realizadas18 sessões de leitura, todas viodeogravadas e transcritas. A partir desse material, foram identificados e analisados os tipos de inferências produzidas pelos sujeitos, sendo tais inferências cotejadas com as experiências vivenciadas pelos alunos nos primeiros anos de escolarização do ensino fundamental, em que se destacaram trabalhos com projetos interdisciplinares, como Sacola, Roda da Leitura e Festival Literário.).Verificou-se, nas inferências produzidas pelos sujeitos pesquisados, que o investimento, realizado pela professora, em práticas pedagógicas que prezam pela formação literária dos alunos contribuiu com processo de compreensão leitora, além da formação de leitores engajados e proficientes.

Nome do Autor: Ana Cláudia de Sousa Rodrigues
Nome do Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RODRIGUES, Ana Cláudia de Sousa. Produção de sentidos e processos inferenciais: um estudo da compreensão leitora de alunos do 3ºAno do ensino fundamental. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.