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Nas entrelinhas da segmentação de palavras: juntar ou separar?

Este estudo tem como propósito apresentar o resultado de uma pesquisa sobre segmentações não convencionais de palavras realizadas com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Por ser um trabalho desenvolvido com crianças no processo de alfabetização e pensando em contribuir com um estudo mais significativo, resolvemos utilizar o gênero parlenda, pois além de trabalhar a linguagem através das brincadeiras populares infantis, facilita bastante o estudo da segmentação não convencional: hipersegmentação e hipossegmentação, já que as parlendas são textos atrativos e que possuem versos pequenos, fáceis de memorizar. Observamos que, no processo de alfabetização, os alunos apresentam muita dificuldade de segmentação de palavras, e, por isso, terminam juntando ou separando as palavras de forma distinta do proposto pelo padrão, justamente porque transpõem os conhecimentos da oralidade para escrita sem nenhuma ou pouca intervenção do professor. A separação entre as palavras de uma frase pode causar dúvidas nos alunos que estão começando a ter contato com a língua escrita, portanto, são dificuldades que uma vez não solucionadas na base, nos anos iniciais, poderão ser arrastadas para as os anos escolares posteriores. Entendemos, com base em Kleiman (1996); Soares (2009); Ferreiro (1999; 2011); PCN (1997), que explorar a leitura e a prática da escrita por meio de atividades lúdicas, voltadas aos anos iniciais, auxilia a aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita o adequado contato com a diversidade textual desde os primeiros passos no trabalho com a escrita. E, de fato, pudemos comprovar que do total de 10 crianças que participaram da nossa prática, 06 conseguiram compreender melhor a formalização da segmentação na escrita após a sequência de atividades aplicadas em sala.

Nome do Autor: Joseane Azevedo Oliveira Lins dos Santos
Nome do Orientador: Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2017
Curso: PG do Mestrado Profissional em Linguís. e Ensino
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Joseane Azevedo Oliveira Lins dos. Nas entrelinhas da segmentação de palavras: juntar ou separar?. 2017. Dissertação de Mestrado (PG do Mestrado Profissional em Linguís. e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2017.