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Atividades compensatórias e o êxito na alfabetização.

O objetivo da pesquisa foi o de verificar o efeito de um programa compensatório em crianças de 1ª série com dificuldades em aprendizagem de leitura e escrita. Foram constituídos dois grupos equivalentes, um experimental e um de controle, com 22 crianças cada um, consideradas por suas professoras como apresentando dificuldades de leitura e escrita. Os grupos foram submetidos a pré e pós-testes (ABC de Lourenço Filho). Com o grupo experimental foram desenvolvidas atividades para suprir as deficiências viso-áudio-motoras, de estruturação espacial e temporal e de linguagem, em 20 sessões (40 horas). Os resultados indicaram superioridade do grupo experimental no pós-teste e a obtenção de maiores escores no pós-teste do que no pré-teste por parte dos sujeitos que participaram do programa compensatório, não tendo ocorrido o mesmo com o grupo de controle. Com base nesses resultados, concluiu-se que a educação compensatória pode ser uma das alternativas para os problemas de ensino/aprendizagem na alfabetização.

Nome do Autor: GUAREZZI, Sirley
Nome do Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

GUAREZZI, Sirley. Atividades compensatórias e o êxito na alfabetização. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1981. 117p. (Dissertação de Mestrado).