Abec

Abec


     

Formação de professores de educação básica para uso de linguagem híbrida: a importância do roteiro de audiovisual no processo de ensino-aprendizagem

O desenvolvimento das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, a convergência de mídias e hibridização do ensino tem provocado mudanças no campo educacional e em especial no processo de ensino-aprendizagem. Várias iniciativas nesse campo têm-se utilizado de videoaulas e de outros tipos de produções audiovisuais para substituir a abordagem tradicional de ensino centrada na alfabetização textual e imagens representadas por livros didáticos e apostilas. Propomos mostrar a importância do professor neste contexto de mudanças e a sua apropriação da linguagem audiovisual para torna-la parte de sua estratégia de condução pedagógica em suas aulas. O estudo apresentado para obtenção do grau de mestre propõe fazer uma breve reflexão a respeito da importância da linguagem audiovisual, do roteiro e a linguagem híbrida como recurso narrativo para sistematização das ideias e como forma de traduzir o currículo escolar. Realizamos uma pesquisa inicial que revelou necessidades dos docentes em desenvolver essas habilidades, por isso a segunda parte da pesquisa procura valorizar o professor e aluno, ambos em formação, como autores da produção audiovisual por meio de trabalho colaborativo, uma vez que ambos podem compartilhar aprendizados diferentes com a mudança de papel de consumidor para produtor e de aluno receptor como produtor e colaborador na produção das aulas. A roteirização é parte crucial nesse processo e o desenvolvimento do roteiro com objetivo educacional requer uma preocupação pedagógica além da comunicacional para desenvolver criatividade, sequencia e coerência de ideias, valorização estética, enfim categorias que podem ou não emergir na segunda fase da pesquisa com professores e alunos.

Nome do Autor: Fernando Luis Cazarotto Berlezzi
Nome do Orientador: Cláudio Coelho Hardagh
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BERLEZZI, Fernando Luis Cazarotto. Formação de professores de educação básica para uso de linguagem híbrida: a importância do roteiro de audiovisual no processo de ensino-aprendizagem. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.