Abec

Abec


     

A remediação fonológica como facilitadora na apropriação da leitura e da escrita por crianças de salas de recursos multifuncionais

Estudos a respeito das dificuldades de aprendizagem tem se tornado o foco de pesquisas nacionais e internacionais. Destacam-se, principalmente, aqueles que priorizam os aspectos da intervenção, pois são notáveis os progressos acadêmicos, emocionais e sociais dos indivíduos com dificuldades de leitura e escrita. Com relação às dificuldades de aprendizagem e as dificuldades escolares, a literatura revela a necessidade da identificação precoce e propõe programas de remediação fonológica que têm como objetivo treinar as habilidades metalinguísticas e o ensino da relação letra-som, necessários para a aprendizagem do sistema de escrita. Alguns autores propõem intervenções por meio de treino computadorizado, outros autores, além do treino, propõem a associação do mesmo a atividades de leitura e escrita. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de remediação fonológica, associado a atividades de leitura e escrita, dentro do processo de alfabetização e letramento em alunos com dificuldades de aprendizagem, que frequentam uma sala de recursos multifuncionais. Foram selecionados 10 alunos na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, de ambos os gêneros, com dificuldades de aprendizagem, participantes de uma sala de recursos multifuncionais. Os participantes foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental (6 alunos) e Grupo Comparativo (4 alunos). O GE foi submetido ao programa de remediação fonológica a fim de comparar os resultados da aplicação do programa aos alunos do GC, que inicialmente não receberam a intervenção. Foram realizadas avaliação pré e pós ao programa a fim de verificar o desempenho dos participantes nas habilidades do processamento fonológico, leitura e escrita, memória auditiva e visual. Os atendimentos foram em grupos de 3 alunos, realizados uma vez por semana, com duração de 50 minutos. Os resultados revelaram que o desempenho do grupo submetido ao programa foi superior ao do grupo não submetido. Observou-se que a remediação fonológica, associada a atividades de leitura e escrita, promoveu melhoras nas habilidades de leitura e escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem das salas de recursos multifuncionais.

Nome do Autor: Edson Alexandre de Lima
Nome do Orientador: Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Edson Alexandre de. A remediação fonológica como facilitadora na apropriação da leitura e da escrita por crianças de salas de recursos multifuncionais. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.