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O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e o ensino da língua materna em uma rede particular

O ato avaliativo está presente nas ações diárias e não poderia estar ausente do campo educacional. Na instituição escolar, é representado em diferentes dimensões, as quais devem dialogar e subsidiar reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas no interior das salas de aula. A avaliação externa, uma das dimensões da avaliação escolar, tem sido instrumento norteador da qualidade da educação em âmbito nacional e estadual e é esta dimensão que alicerça o caminho percorrido nesta pesquisa. Especificamente no Estado de São Paulo, com o intuito de verificar o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio, é instituído o SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, desde o ano de 1996. Essa avaliação é organizada a partir do currículo do Estado de São Paulo e participam os alunos matriculados na rede estadual, no 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. A rede SESI (Serviço Social da Indústria) participava desta avaliação em forma de adesão e, a partir dos resultados dos desempenhos dos alunos do 2º ano do ensino fundamental no componente de Língua Portuguesa, esta pesquisa se propõe a compreender a contribuição (ou não) no uso dos indicadores desta avaliação externa, isto é, de que forma as docentes (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da rede de ensino supracitada) utilizam estes dados dos níveis de desempenho em seu planejamento escolar no contexto em que estão inseridos. Os dados apontavam uma queda significativa no índice de rendimento do 2º ano desta rede e níveis de desempenho muito próximos entre o 3º e 5º anos, o que nos levou a afunilar nosso olhar investigativo no processo de alfabetização e letramento. Pautada na metodologia qualitativa, aplicamos um questionário e entrevistamos as docentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de uma das escolas da rede SESI – SP. O questionário tinha como finalidade a caracterização do grupo docente participante e a complementação das informações compartilhadas nas entrevistas sobre as práticas avaliativas e pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem da língua materna. A entrevista tinha o intuito de conhecer o entendimento sobre avaliação formativa (concepção adotada pela rede particular), as práticas avaliativas desenvolvidas na escola e o uso dos resultados do SARESP nas ações pedagógicas. Após a análise dos documentos do Estado de São Paulo que registram as edições do SARESP em forma de Relatórios, verificamos que a avaliação em larga escala afere habilidades básicas a serem desenvolvidas pelos alunos em cada ano escolar, o que, associado aos resultados já citados, indicou o afunilamento da pesquisa para o processo de alfabetização e letramento desenvolvido na escola. Após análise das entrevistas, dos questionários, dos documentos que registram a concepção de ensino e a metodologia utilizada nas redes de ensino, do material didático e das habilidades aferidas no SARESP, observamos a necessidade de rever as práticas de alfabetização desenvolvidas nesta rede particular e as ações formativas destinadas aos docentes, principalmente nos eixos das práticas de avaliação e especificidades da alfabetização e letramento. Notadamente no âmbito da avaliação, em função dos resultados apresentados em edições anteriores do SARESP, os docentes são levados a treinar seus alunos, porém, tal prática não altera consideravelmente os resultados e, no processo de alfabetização e letramento, verificamos que o letramento se sobrepõe ao ensino do sistema da escrita, deixando lacunas neste processo, as quais se revelaram na última edição da avaliação externa.

Nome do Autor: Karina Machado
Nome do Orientador: Maria Iolanda Monteiro
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACHADO, Karina. O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e o ensino da língua materna em uma rede particular. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017.