Abec

Abec


     

Arte: linguagem para os anos iniciais no contexto da escola do campo de Ijuí

Esta pesquisa buscou entender o lugar da Arte nos Anos Iniciais de uma escola do campo, localizada no interior do município de Ijuí. A ênfase deu-se nas classes multisseriadas com alunos do 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais. É uma reflexão da prática educativa, sendo enriquecida com as referências bibliográficas de teóricos da educação e da Arte. A dissertação intitulada “Arte: linguagem para os Anos Iniciais no contexto da escola do campo de Ijuí” nasce de um desafio de pensar os Anos Iniciais e o lugar da Arte nesse contexto, considerando o processo de ensino e aprendizagem das crianças. A experiência, em contextos diferenciados, desenvolvendo ateliês de Arte, é socializada nesta pesquisa, levando a compreensão acerca da relevância das linguagens da Arte intrínseca ao processo de formação, letramento e alfabetização das crianças. Os Anos Iniciais revelam-se sendo uma etapa muito importante para a formação da criança. Desse modo, as histórias de vida foram enfatizadas nessa reflexão a fim de uma maior compreensão acerca dos costumes, da cultura e da tradição concebidos no lugar. Nessa abordagem ainda destaco o embasamento dos teóricos críticos que constituem teorias que vão ao encontro com a proposição do contexto da educação camponesa. Revelando que a educação do campo clama urgentemente por Políticas Públicas ativas que reconheçam e valorizem as especificidades do campo. Alguns autores que embasaram essa pesquisa são: Arroyo, Caldart e Molina (2009); Barbosa (1978), (1997); Canclini (2008); Freire (1969), (2011); Goodson (2006), (2008); Richter (2008), (2016), dentre tantos outros que foram mencionados na pesquisa. Conclui-se que o lugar da Arte nos Anos Iniciais na escola do campo ainda precisa ser consolidado, embora muitos esforços sejam realizados para sua integração nota-se diante das reflexões e teorização, que ainda a Arte não é reconhecida no seu potencial de construção de conhecimento, sendo necessário conectar o aprofundamento de questões referentes à educação escolar do campo.

Nome do Autor: Janaina Ribeiro Rios Feller
Nome do Orientador: Noeli Valentina Weschenfelder
Instituição: Universidade Regional do Nordeste do Estado do RS
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Cátedra
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FELLER, Janaina Ribeiro Rios. Arte: linguagem para os anos iniciais no contexto da escola do campo de Ijuí. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Regional do Nordeste do Estado do RS, Rio Grande do Sul, 2017.