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Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): ressignificando a alfabetização?

A presente dissertação, intitulada PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC):RESSIGNIFICANDO A ALFABETIZAÇÃO? tem como objetivo central identificar a contribuição do PNAIC no resgate da especificidade da alfabetização como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica, no qual o sistema grafofônico (as relações fonema–grafema) constitui objeto de ensino direto e explícito. Tem como objetivos específicos (i) verificar que saberes concernentes ao Sistema de Escrita Alfabética – especificamente relacionados ao sistema grafofônico – estão consolidados para a prática de professores alfabetizadores - sujeitos da pesquisa; (ii) investigar que métodos de alfabetização são por eles utilizados em suas estratégias de ensino da aquisição do sistema convencional de escrita; e (iii) analisar a relação entre o fazer docente e os conhecimentos do sistema grafofônico apresentados pelos Cadernos de Formação em Linguagem – material de apoio do PNAIC. A opção teórica, com foco na alfabetização, foi centrada em SOARES (1985; 2004; 2014) que aponta a necessidade de resgate da especificidade da alfabetização como fator preponderante para a aquisição da língua escrita. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou dois procedimentos: (i) uma análise documental focalizando o estudo dos Cadernos de Formação em Língua Portuguesa, Anos 1, 2 e 3, Unidade 3, oferecidos pelo PNAIC; e (ii) a aplicação de questionários de forma semiestruturada, com questões abertas, especificamente relacionadas ao SEA, ao sistema grafofônico e ao Pacto, elaboradas no intuito de atender os objetivos supracitados, dirigidas a professores alfabetizadores da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB, participantes do Pacto em 2013, 2014 e/ou 2015.Os dados analisados mostraram que as docentes, em sua maioria, desconhecem os termos linguísticos habilidades de consciência fonológica e reflexão fonológica e gráfica de palavras, bem como consciência fonêmica; que não há um método predominante na prática dessas alfabetizadoras; que, na escola de sua atuação, não há atendimento aos princípios de continuidade do conteúdo, sistematização e acompanhamento, tanto dos alunos, quanto do ensino e do professor – princípios defendidos por SOARES (2014) como de grande relevância para a alfabetização;e que a relação entre o fazer docente dessas professoras e os conhecimentos do sistema grafofônico constantes no material de formação do Pacto analisado é de contradição. O estudo conclui que o PNAIC pode, sim, ressignificar a alfabetização, mas não o faz sozinho; não é suficiente sem a contrapartida dos sujeitos que, direta ou indiretamente, vinculam-se ao processo de alfabetização. Este trabalho deverá contribuir para fomentar discussões sobre a relevância do processo de ressignificação da alfabetização como fator preponderante para a aquisição da língua escrita; e para a qualificação e o aprimoramento de programas de formação de alfabetizadores.

Nome do Autor: Rosemare Vieira Gomes
Nome do Orientador: Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Mestrado Profissional em Linguística
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Linguística
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: GOMES, Rosemare Vieira. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): ressignificando a alfabetização?. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016.