Abec

Abec


     

Síndrome de Asperger: práticas inclusivas no processo de alfabetização/letramento

A pesquisa teve por objetivo geral investigar a influência das condições de acesso e permanência de pessoas com transtorno do espectro do autismo nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CAp – ISERJ), indagando como se dá o processo de inclusão destas nos diferentes contextos da vida escolar, tendo como foco o estudo acerca do processo de aquisição da leitura e escrita de um aluno com diagnóstico de Síndrome de Asperger. Este estudo é relevante em vários aspectos, por vir a sinalizar como se dá o processo de alfabetização/letramento a partir da perspectiva da inclusão, interação e socialização escolar descritos por professores e familiares. A pesquisa bibliográfica apoiou-se predominantemente no embasamento teórico de autores como: Freire (1987, 1996, 2000), Garcia (2004), Beyer (2010), Coll (2004), Cardoso (2008) e Ferrari (2007). A metodologia adotada na pesquisa foi o estudo de caso, com emprego dos seguintes instrumentos para coleta de dados: entrevistas dirigidas aos docentes e familiares e análise descritiva de materiais didáticos do aluno. Por meio das entrevistas observou-se as considerações dos responsáveis e professores em relação ao processo ensino-aprendizagem, visando analisar as percepções dos sujeitos (docentes e familiares), quanto ao desempenho, práticas e resultados obtidos pelo aluno, confrontados com o registro da observação do comportamento do mesmo em diferentes momentos de aprendizagem, através de suas produções. Espera-se que a realização da pesquisa possa contribuir para (re)pensar o processo de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do espectro do autismo, indicando caminhos para a inclusão escolar.

Nome do Autor: Daniele Lúcia de Freitas Bruno
Nome do Orientador: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
Instituição: Universidade do Grande Rio
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2016
Curso: PG em Letras e Ciências Humanas
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: BRUNO, Daniele Lúcia de Freitas. Síndrome de Asperger: práticas inclusivas no processo de alfabetização/letramento. 2016. Dissertação de Mestrado (PG em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2016.