Abec
Abec
Implicações da formação do PNAIC nas compreensões dos professores sobre as elaborações de conceitos matemáticos pelas crianças do ciclo de alfabetização
Esta dissertação teve como objetivo verificar se e em que sentido a formação do PNAIC contribuiu para as professoras compreenderem como os conceitos matemáticos são elaborados pelas crianças do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. O foco restringiu-se ao estudo do campo conceitual das estruturas aditivas. A pesquisa está fundamentada nos autores da Psicologia Histórico-Cultural, da Educação Matemática e da Psicologia da Educação Matemática (Vergnaud e Duval) que auxiliam na compreensão e no entendimento da elaboração dos conceitos matemáticos. Desta pesquisa, participaram 32 professoras do ciclo de alfabetização, (metade destas frequentaram o curso de formação do PNAIC - alfabetização matemática 2014) todas efetivas na rede pública municipal de Concórdia–SC. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se um questionário para levantamento do perfil dos participantes e um instrumento desenhado especificamente para a investigação, composto de problemas de estruturas aditivas, de transformação, composição e comparação, que tinham sido resolvidos por algumas das crianças em sala de aula. O instrumento foi aplicado em díades, para investigar o objetivo proposto. Observou-se que as professoras ainda têm pouca clareza sobre os diferentes tipos de problemas e, embora quase todas já levem em consideração as diferentes formas de representação e diferentes estratégias utilizadas pelas crianças, a grande maioria ainda tem dificuldade em inferir os processos cognitivos subjacentes a essas estratégias. Desse modo, ainda existe uma fragilidade significativa no conhecimento das professoras, referente às estruturas aditivas, não tendo sido encontradas diferenças entre as professoras que participaram e as que não participaram do PNAIC. Por outro lado, a análise das propostas de intervenção mostrou que o grupo que participou do PNAIC revela maior consciência da necessidade de intervenção diante de possíveis erros; maior preocupação em escutar os pontos de vista da criança e regular as intervenções a partir deles, maior compreensão de que os problemas envolvem compreensão das relações matemáticas e não podem ser reduzidos apenas a questões linguísticas e maior reconhecimento da necessidade e da importância de utilizar diferentes formas de representação. Assim, os resultados sugerem que a formação do PNAIC está provocando algumas transformações nas práticas pedagógicas que, por enquanto, não refletem ainda mudanças conceituais relativas aos conteúdos ensinados, pelo menos no que se refere ao campo das estruturas aditivas.
Nome do Autor: Cirlei GiombelliNome do Orientador: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: GIOMBELLI, Cirlei. Implicações da formação do PNAIC nas compreensões dos professores sobre as elaborações de conceitos matemáticos pelas crianças do ciclo de alfabetização. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Santa Catarina, 2016.