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Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura

A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.

Nome do Autor: Giordani Avila Reis
Nome do Orientador: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciênc. da Informação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: REIS, Giordani Avila. Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.