Abec

Abec


     

O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo ES

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada do PNAIC de 2013, cujas discussões pautaram-se no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e teve como meta refletir e aprimorar a prática docente dos professores alfabetizadores. O objetivo da pesquisa constituiu em analisar práticas e saberes docentes, de professores, do município de Castelo - ES, após formação recebida em 2013. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados foram: análise de documentos; entrevista semiestruturada; observações dos planejamentos semanais e pesquisa bibliográfica das dissertações e teses sobre o PNAIC. Os dados foram analisados com base nos estudos sobre formação continuada de Pimenta (1999, 2012), Perrenoud (2002), Souza (2006b), Chartier (2007), Kramer (2010), Rosa (2014), Salomão (2014), Souza (2014), Ferreira (2015), Resende (2015), Santos (2015), Tedesco (2015) e sobre práticas e saberes docentes de Veiga (1992), Zabala (1998) e Tardif (2000, 2014). Da formação recebida no PNAIC, as professoras alfabetizadoras destacaram que a formação possibilitou organizar o trabalho docente por meio de sequências didáticas e leitura deleite. Ainda que o conceito de sequência didática não tenha sido discutido de forma aprofundada durante a formação, essa proposta foi bem presente nos planejamentos e, observa-se um avanço em relação ao fazer docente, no sentido de repensar as práticas de alfabetização. Para as professoras a leitura deleite, como atividade, despertou o interesse das crianças pela leitura, principalmente, a leitura literária, já que os discentes têm acesso as obras na sala de aula, que podem ser lidas tanto por eles, como pelas professoras alfabetizadoras. A pesquisa aponta avanços na formação e suscita questionamentos sobre a importância das formações serem mais contextualizadas localmente, imprecisões conceituais na ressignificação das práticas das professoras de alfabetizar e letrar e excesso de avaliações permanente, formativa, diagnóstica e externa propostas pelo PNAIC e o Estado do Espírito Santo.

Nome do Autor: Regilane Gava Lovato
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: LOVATO, Regilane Gava. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo ES. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.