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Usos do livro didático de letramento e alfabetização pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar os usos que três professoras de uma escola pública mineira, que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fizeram de uma coleção didática de letramento e alfabetização ao longo de um ano letivo. Considerando asúltimas mudanças ocorridas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em função das novas demandas apresentadas na reorganização do Ensino Fundamental de Nove Anos e naconstituição de um ciclo para os três primeiros anos desse segmento, este estudo pretende revelar o papel do livro didático na prática pedagógica dessas professoras. Através de uma abordagem qualitativa, agrupamos variadas estratégias, como observação das aulas, anotações em diário de campo, entrevistas com as professoras. A pesquisa, realizada, principalmente, à luz dos estudos de De Certeau (2003), através de seus conceitos de estratégia e tática, e dosestudos de Chartier (1998; 2000; 2007), com seu conceito de prática, mostrou que os livros didáticos estão presentes nas turmas de alfabetização, mas há distância entre o que se espera do trabalho com uma coleção que teve boa avaliação, aprovada pelo PNLD, e seu uso efetivo na sala de aula. Distância que é perceptível entre o grande volume de exemplares distribuídos para as escolas públicas brasileiras e a sua subutilização, ou até mesmo a negação de utilização desse material, em sala de aula. E existem também, devido à astúcia e àinventividade das professoras, propostas de transformação das atividades apresentadas pelo livro didático adotado, através da ação desses profissionais em sua prática docente e as apropriações que fazem do material. Paralelamente ao trabalho feito com o livro didáticoadotado, outros impressos, como fragmentos de outras obras didáticas, materiais em forma de apostila - adquiridos pelas professoras com recursos próprios e também atividades extraídas de blogs, constituíram forte presença nas três turmas. O estudo mostrou ainda que as professoras não eram passivas diante das propostas apresentadas pelo livro didático. Cada qual, a seu modo, subverteu seu uso, adequando-o às suas necessidades em sala de aula e deacordo com o perfil dos seus alunos. Essa adequação bem ou mal visava atender às necessidades das turmas naquele momento específico.

Nome do Autor: Giane Maria da Silva
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Giane Maria da. Usos do livro didático de letramento e alfabetização pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.