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Dispositivos da infantilidade e da antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamental: conflitos, encontros, acordos e disputas na formação das crianças

A alfabetização e o letramento das crianças brasileiras estão no centro de alguns dos principais debates na educação contemporânea. Para garantir que isso ocorra, a antecipação da alfabetização para seis anos de idade por meio da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração e a construção de um currículo que tenha aalfabetização como foco aparecem como duas das principais estratégias atuais para os primeiros anos escolares. Nesta tese, tomo como objeto de estudo um currículo de uma turma de primeiro ano de ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de BeloHorizonte, com o objetivo de investigar como funciona e que efeitos tem a antecipação da alfabetização no currículo, nas docentes e nas crianças, assim como que relações de poder e modos de subjetivação são nele acionados. Por meio de uma pesquisa que articulou elementos da etnografia educacional pós-moderna e da análise de discurso de inspiração foucaultiana, foi possível constatar que, no currículo do primeiro ano do ensino fundamental, opera o dispositivo de antecipação da alfabetização, que antecipa saberes, conhecimentos, regras e valores comumente ensinados nos anos posteriores deescolarização, com o objetivo de produzir uma criança alfabetizada já ao final do primeiro ano de escolarização. Foi possível constatar, também, que atua, nesse currículo, concomitantemente, o dispositivo da infantilidade. Esse dispositivo, desde o início da Modernidade, tem operado com uma multiplicidade de discursos, regras, instituições etc. para produzir um/a infantil que seja ao mesmo tempo diferente edependente dos/as adultos/as. Esta tese mostra que há um conflito no currículo do primeiro ano do ensino fundamental, pois o dispositivo da antecipação de alfabetização precisa, para se efetivar, eliminar algumas marcas dos/as infantis, enquanto o dispositivo da infantilidade opera para garantir que os/as infantis permaneçam com as características de que foram dotados ao longo da Modernidade. A tese geral aquidesenvolvida é a de que o dispositivo da antecipação da alfabetização e o dispositivo da infantilidade disputam espaço no currículo do primeiro ano do ensino fundamental e, nesse processo, acionam saberes, conhecimentos, práticas, tecnologias, técnicas e procedimentos diversos que produzem múltiplas e conflitantes posições de sujeito. Tais posições articulam geração, profissão, religião, gênero, tempo e também sentimentos para efetivar a alfabetização das crianças aos seis anos de idade, sem desconstruir totalmente, o/a infantil produzido pela Modernidade.

Nome do Autor: Maria Carolina da Silva
Nome do Orientador: Marlucy Alves Paraíso
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Maria Carolina da. Dispositivos da infantilidade e da antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamental: conflitos, encontros, acordos e disputas na formação das crianças. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.