Abec

Abec


     

Um olhar sobre a habilidade de leitura de alunos do 4º ano após o período do Ciclo de Alfabetização do PNAIC

O presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, elaborar uma intervenção para melhorar o nível de leitura de alunos do 4º Ano, que participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ciclo de alfabetização e propor uma sequência de atividades para melhoria no desempenho do nível de leitura. Teoricamente nos apoiamos no material elaborado para a Formação do PNAIC (2013, 2015), em Soares (2014), Marcuschi (2008) e na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Metodologicamente, a pesquisa foi feita em uma escola municipal na cidade de João Pessoa, onde foram analisados os níveis de leitura em que participaram 29 alunos do referido ano. Foi realizada uma primeira avaliação em que foram detectadas algumas dificuldades. Logo após, foi criada uma sequência de atividades para o desenvolvimento da aprendizagem e, então, foi aplicada a segunda avaliação para analisarmos o processo de aprendizagem ocorrido. Ficou claro que o diagnóstico, com seu real propósito de encaminhar estratégias para superação dos problemas detectados, ajuda a superar as dificuldades e a conduzir o processo de ensino aprendizagem no foco das necessidades dos alunos.

Nome do Autor: Nicette Navarro Almeida da Silva
Nome do Orientador: Evangelina Maria Brito de Faria
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Nicette Navarro Almeida da. Um olhar sobre a habilidade de leitura de alunos do 4º ano após o período do Ciclo de Alfabetização do PNAIC. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016.