Abec

Abec


     

Os gêneros textuais na alfabetização: uma análise da proposta apresentada no material "Ler e Escrever" da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo dos gêneros discursivos na alfabetização, por meio da análise de parte do material do programa “Ler e Escrever” da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. A preocupação central está relacionada à como o conceito de gênero é apresentado ao professor alfabetizador e de que forma articulam-se às práticas de alfabetização. Os conceitos de alfabetização e letramento vêm sendo amplamente discutidos e a utilização de textos em sala de aula é, atualmente, amplamente aceita. Entretanto, a questão dos gêneros aparece de forma pouco delineada nos materiais voltados para o ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Frente a isso, optou-se pela análise do material voltado ao professor do programa Ler e Escrever da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo, dada sua representatividade quantitativa, uma vez que é utilizada pela rede estadual, e por meio de convênio em diversas redes municipais do estado de São Paulo. Este programa tem como proposta a não dissociação entre alfabetização e letramento, por meio do uso de textos na alfabetização. Assim, buscamos verificar a concepção de gênero que subjaz a este material, o tratamento que os diferentes textos recebem no ensino, bem como sua articulação aos conteúdos específicos da alfabetização. A partir da análise realizada, pode-se perceber que a definição de gênero que orienta o trabalho do professor neste programa está centrada na forma que o mesmo assume, sendo desconsiderada a concepção de gênero proposta por Bakhtin, em que a situação de enunciação é fundamental para a compreensão do gênero, expresso como unidade entre forma de enunciação, forma de comunicação e o tema. Percebe-se ainda que, em virtude das bases teóricas que orientam o programa, há uma ausência de trabalho sistemático com os conteúdos específicos da alfabetização.

Nome do Autor: Karyn Meyer
Nome do Orientador: Francisco José Carvalho Mazzeu
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MEYER, Karyn. Os gêneros textuais na alfabetização: uma análise da proposta apresentada no material "Ler e Escrever" da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2016.