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Avaliação de impacto de uma política pública em educação: análise do programa de intervenção pedagógica / alfabetização no tempo certo no período 2008/2012

ste trabalho analisa uma política pública na área educacional no âmbito do estado de Minas Gerais, no período entre 2008-2012, a qual foi denominada como “Programa de Intervenção Pedagógica – PIP/Alfabetização no Tempo Certo”. Para avaliar o impacto desta política pública na elevação do nível de proficiência dos alunos do 3° e do 5° ano do ensino fundamental foram analisados os dados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE e os registros administrativos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, utilizando-se o método de escore de propensão e diferenças em diferenças. Os resultados encontrados mostram que no 3° ano do ensino fundamental as escolas que receberam a intervenção pedagógica (escolas da rede estadual) apresentaram efeito médio do tratamento nos tratados de 23,32 pontos na nota para 0,35 desvios-padrão ao nível de confiança de 95% utilizando-se o método do primeiro vizinho mais próximo ponderado pelo escore de propensão calculado. Os resultados obtidos pelo método de diferenças em diferenças ponderados por diferentes formas de pareamento por escore de propensão foram muito semelhantes entre si, o que indica a robustez dos resultados encontrados, o que era esperado em função do tamanho da amostra, a qual é relativamente grande e, por isso, deveriam convergir. O impacto obtido pelo o método de diferenças em diferenças ponderados pelo pareamento pelo método de Kernel foi de 23,44 pontos na nota para 0,35 desvios-padrão e do vizinho mais próximo com reposição foi de 26,24 pontos na nota para 0,40 desvios-padrão. Já pelo método Radius o impacto foi de 26,22 pontos na nota para 0,40 desvios-padrão. Para o 5° ano do ensino fundamental as escolas que receberam a intervenção apresentaram efeito médio do tratamento nos tratados de 0,6 pontos na proficiência em Língua Portuguesa para 0,03 desvios-padrão utilizando-se o método do primeiro vizinho mais próximo ponderado pelo escore de propensão calculado, não significativo ao nível de x confiança de 95%. O impacto obtido pelo método de diferenças em diferenças ponderados pelos pesos gerados pelo pareamento pelo método de Kernel foi de 1,4 pontos na nota de Língua Portuguesa para 0,06 desvios-padrão, não significativo ao nível de confiança de 95%. O impacto obtido pelo método de diferenças em diferenças ponderados pelos pesos gerados pelo método do vizinho mais próximo com reposição foi de 1,3 pontos na proficiência em Língua Portuguesa para 0,06 desvios-padrão, não significativo ao nível de confiança de 95%. E o impacto obtido pelo método de diferenças em diferenças ponderados pelos pesos gerados pelo pareamento pelo método “Radius” ou “Calibrado” impondo uma distância de 0,001 foi de 1,8 pontos na proficiência em Língua Portuguesa para 0,08 desvios-padrão, significativo ao nível de confiança de 90%.

Nome do Autor: Denise Cristina Corrêa da Rocha
Nome do Orientador: Tufi Machado Soares
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ROCHA, Denise Cristina Corrêa da. Avaliação de impacto de uma política pública em educação: análise do programa de intervenção pedagógica / alfabetização no tempo certo no período 2008/2012. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2016.