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Formação de professores alfabetizadores em cursos de pedagogia: sentidos de professores formadores

A presente tese tem como objetivo analisar a formação de professores alfabetizadores em Cursos de Pedagogia, a partir de sentidos atribuídos a esse processo por professores-formadores que atuam com disciplinas específicas de alfabetização nesses cursos. Partimos do pressuposto de que a formação de professores alfabetizadores em Cursos de Pedagogia constitui-se de múltiplos processos e é marcada por diversos fatores, dentre eles, os modos como os professores-formadores, que atuam nesses cursos com disciplinas de alfabetização, dão significado à formação docente e seus objetos ou focos específicos, tal como a alfabetização. Esses sentidos, elaborados em suas histórias de vida pessoal e profissional, são, ainda que não exclusiva e diretamente, constitutivos de suas ações-relações de ensino e de desdobramentos nas aprendizagens dos discentes-formandos nos referidos cursos. O estudo assumiu como aporte teórico-metodológico a perspectiva da abordagem qualitativa de pesquisa, articulando-a com princípios da abordagem histórico-cultural de L. S. Vigotski e do dialogismo de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos que privilegiam, nesses estudos, a centralidade da linguagem e das interações como constitutivas do objeto e de seus processos de compreensão. A pesquisa empírica realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores-formadores que atuam em Cursos de Pedagogia de quatro instituições de ensino superior das redes pública e privada de São Luís, MA. A análise dos sentidos expressos foi construída tomando dois grandes eixos estruturantes: formação de professores e alfabetização para analisar as bases constituintes dos sentidos relativos a formação de professores alfabetizadores nos cursos de Pedagogia em estudo. Quanto à Formação Docente, os enunciados evidenciaram sua significação como relação entre teoria e prática; como relação entre contextos de atuação; como relação entre práticas – ensino, pesquisa e extensão; como relação entre saberes da docência. Quanto à alfabetização, os sentidos expressos pelos professores formadores emergiram como: apropriação de práticas de ler e escrever; campo de atuação/formação; relação com Letramento e como objeto da formação inicial. Da relação entre esses eixos – formação docente e alfabetização - apreendemos os seguintes enunciados como expressão de seus sentidos em relação a formação de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia: limites das ações do Curso (relação desigual tempo da formação x demandas curriculares específicas); dificuldade de articulação teoria-prática; necessidade de extrapolação do previsto no currículo; Ao mesmo tempo, os professores formadores ressaltaram possibilidades das ações do curso nesse processo formativo – saídas produzidas por eles: Articulação entre as atividades teóricas e as práticas; Articulação entre contextos universidade-escola; Articulação entre atividades de ensino e pesquisa; Articulação entre atividades de ensino e extensão; Articulação entre diferentes saberes. As evidências que conseguimos produzir em nosso exercício de interpretação apontam para a necessidade de intensificação das discussões e ações que contribuam para uma ampliação das possibilidades de formação de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia, considerando a relevância desse processo para os professores, que respondem por esse processo na escola.

Nome do Autor: Hercília Maria de Moura Vituriano
Nome do Orientador: Denise Maria de Carvalho Lopes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: VITURIANO, Hercília Maria de Moura. Formação de professores alfabetizadores em cursos de pedagogia: sentidos de professores formadores. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2016.