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O uso de recursos didáticos e os direitos de aprendizagem de apropriação do sistema de escrita alfabética por professores do 1º ano do ensino fundamental

Este estudo teve o objetivo de analisar o uso dos recursos didáticos distribuídos pelo Ministério de Educação para contemplar os direitos de aprendizagem referentes à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos: (1) Investigar se os direitos de aprendizagem, especificamente os referentes à apropriação do sistema de escrita alfabética, são referências para prática dos professores; (2) Verificar a frequência com que são utilizados o livro didático de Letramento e Alfabetização, os jogos de alfabetização, as obras complementares e as obras literárias, tomando como referência os direitos de aprendizagem referentes à apropriação do sistema de escrita alfabética; (3) Identificar os direitos de aprendizagem referentes à apropriação do sistema de escrita alfabética contemplados nas práticas dos professores em situações de uso do livro didático de letramento e alfabetização, dos jogos de alfabetização, das obras complementares e das obras literárias; (4) Analisar as atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética desenvolvidas pelas professoras em situações de uso do livro didático de Letramento e Alfabetização, dos jogos de alfabetização, das obras complementares e das obras literárias. Os procedimentos metodológicos foram: observação da prática, entrevistas e minientrevistas ao final das aulas observadas de duas professoras do 1º ano do ciclo de alfabetização, dos municípios de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Realizamos observações de 10 aulas de cada docente. As entrevistas foram realizadas antes de iniciarmos o processo de observação, neste caso, a entrevista inicial e ao final das aulas observadas para compreender alguns elementos das práticas. Nesta pesquisa, dialogamos com alguns autores da área de alfabetização, tais como: Ferreiro (1985), Ferreiro e Teberosky (1985; 1989), Mortatti (2000), Chartier (2000), Morais e Leal (2010), Morais (2012), Soares (2010), dentre outros, e autores que discutem sobre recursos didáticos, a saber: Zabala (1998), Bittencourt (2004), Leal e Silva (2011), Lajolo (1996), Kishimoto (2003), dentre outros. Os dados mostraram que os direitos de aprendizagem, especificamente, os relacionados com a apropriação do sistema de escrita alfabética, são referencias para as práticas das duas professoras. Durante as observações das práticas das docentes, identificamos que as professoras utilizam diversos recursos didáticos em suas aulas com o objetivo de ensinar o sistema de escrita alfabética, inclusive, identificamos que o livro didático de Letramento e Alfabetização, os jogos de alfabetização, as obras complementares e as obras literárias foram utilizados com essa finalidade. A partir das análises dos relatórios de observação, vimos que cada uma das docentes priorizou determinado recurso distribuído como política nacional com o objetivo de concretizar suas intenções educativas e promover atividades em busca de auxiliar o processo de alfabetização das crianças.

Nome do Autor: Erika Souza Vieira
Nome do Orientador: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: VIEIRA, Erika Souza. O uso de recursos didáticos e os direitos de aprendizagem de apropriação do sistema de escrita alfabética por professores do 1º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2016.