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Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental

Estudos prévios sugerem que os sons da fala são percebidos categoricamente. Esse fenômeno é definido como uma mudança repentina na percepção de uma categoria fonética para outra, em determinado ponto de um contínuo acústico. Tradicionalmente, as pesquisas sobre representação de categorias fonêmicas têm se centrado na relação entre identificação e discriminação dos sons da fala em um contínuo de estímulo. Objetivou-se, com este estudo, verificar se a percepção de fala em estudantes de 9 a 15 anos de idade com desenvolvimento típico e cursando o ensino fundamental,, opera de modo categórico para o contínuo /bala/- /pala/, investigando também se a duração do pré-vozeamento é uma pista relevante para a percepção desses sons no português brasileiro. Neste trabalho o contínuo /bala/-/pala/ foi apresentado aos participantes por meio dos experimentos de identificação e discriminação. Os resultados mostraram consistência entre a discriminação esperada e observada e apresentaram uma fronteira fonêmica, tomada como o valor de VOT com porcentagem de resposta de 50%, em torno do VOT -18,78 ms. Conclui-se que a duração do pré-vozeamento é uma pista acústica relevante para a distinção entre /bala/ e /pala/ no português brasileiro e ofereceu uma percepção categórica clara para o contínuo estudado.

Nome do Autor: Maiara Maia de Santana
Nome do Orientador: Maria Angela Guimarães Feitosa
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Grad. em Ciências do Comportamento
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SANTANA, Maiara Maia de. Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2016.