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Leitura no desenvolvimento profissional de professoras da educação infantil

A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa de “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso, (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT), e também ao projeto “Leitor em formação, professor em atuação: pesquisa sobre práticas, projetos e políticas voltadas para a leitura no contexto escolar”, que, por sua vez, está vinculado ao grupo Alfale - Alfabetização e Letramento Escolar. Apresenta-se a seguinte questão-problema: Que relevância professoras da Educação Infantil atribuem à leitura em seus processos de desenvolvimento profissional? Nesse sentido, para responder a essa questão, foi estabelecido como objetivo geral: analisar que relevância professoras da Educação Infantil atribuem à leitura em seus processos de desenvolvimento profissional. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: identificar os agentes e/ou agências formadoras que contribuem para o desenvolvimento profissional dessas professoras a partir do fomento à leitura; investigar os meios e os recursos utilizados pelas professoras para acessarem os materiais de leitura; verificar quais são os materiais de leitura que as professoras leem para os seus processos de desenvolvimento profissional e que relevância é atribuída a eles; analisar a quais áreas se vinculam esses materiais de leitura e se são diretamente pertinentes à educação infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), com características do tipo estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2015) e contou com a participação de quatro professoras que atuam em uma escola pública municipal de Educação Infantil de Primavera do Leste – MT. Foram empregados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico acerca da temática envolvida, aplicação de questionários via plataforma Google Forms; realização das entrevistas semiestruturadas via plataforma Google Meet e Skype e a transcrição dessas entrevistas na íntegra. Compreende-se que a leitura é imprescindível para o desenvolvimento profissional docente e os resultados evidenciam que as professoras leem materiais de leitura que vão além de sua atuação docente no espaço escolar. A partir dos postulados de Bajard (2014), Britto (2012) e Chartier (1999, 2011), entendese que as práticas de leitura das docentes expressam uma singularidade intrínseca à identidade leitora e profissional, seja nas asserções sobre leitura, nos modos de ler, na materialidade textual, que reverberam na individualidade e na coletividade, atribuindo relevância à leitura para a formação, voltada prioritariamente, para as demandas que a profissão docente impõe. Em relação ao processo de desenvolvimento profissional docente, a partir dos pressupostos de Nóvoa (1992), Marcelo García (1999), e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) percebe-se que as docentes investem nesse processo, nos campos pessoal, profissional e organizacional.

Nome do Autor: Syler Jean Vieira Alves Nogueira
Nome do Orientador: Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2022
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NOGUEIRA, Syler Jean Vieira Alves. Leitura no desenvolvimento profissional de professoras da educação infantil. 2022. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2022.