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Louise Artus-Perrelet e o ensino do desenho : uma proposta de educação estética para formação de professores no início do século XX

Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo conhecer e analisar a proposta de ensino do desenho sistematizada por Louise Artus-Perrelet (1867-1946) no livro Le dessin au service de l’éducation (1917). Artus-Perrelet trabalhou na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte entre 1929 e 1931, realizou palestras e um curso de desenho e jogos educacionais para professores primários no Rio de Janeiro. A pesquisa buscou compreender seu método de ensino do desenho em termos de educação estética para formação de professores primários no início do século XX à luz das tendências modernistas de arte e dos princípios da Escola Nova. Para isso, foram analisadas fontes inéditas como jornais brasileiros, a maioria reportagens publicadas por Cecília Meireles na Pagina de Educação do jornal Diario de Noticias, jornais suíços, relatórios de premiações, programas de ensino, manuscritos e correspondências trocadas entre personagens ligados à educação e arte da época. Aluna de Barthélemy Menn (1815-1893) na École des Beaux-Arts de Genebra, formou-se num contexto de associação entre as artes plásticas e as artes aplicadas. Menn teria incentivado sua trajetória para a educação, influenciando-a na crença do conhecimento como fundamento para a criação. O método Artus-Perrelet dialogava com os processos de ensino de artistas como Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944), professores na Escola Bauhaus (1919- 1933), aliando arte, artesanato e arquitetura. Os dados reafirmaram que a pedagogia de Artus- Perrelet se filiava aos princípios da educação funcional e pedagogia experimental originados no Instituto Jean-Jacques Rousseau (1912), onde foi uma das primeiras professoras, juntamente com Édouard Claparède (1873-1940) e Pierre Bovet (1878-1944). Para Artus- Perrelet, o ensino do desenho deveria ter relação com o cotidiano e ser integrado por todas as linguagens artísticas. Os conceitos básicos do desenho deveriam ser compreendidos por meio de atividades corporais ou jogos simbólicos. A captação sintética da forma seria estimulada pela percepção e intuição na relação direta com o objeto e com a natureza. A expressão do desenho gráfico seria o resultado desse processo.

Nome do Autor: Marilene Oliveira Almeida
Nome do Orientador: Regina Helena de Freitas Campos
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2020
Curso:
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALMEIDA, Marilene Oliveira. Louise Artus-Perrelet e o ensino do desenho : uma proposta de educação estética para formação de professores no início do século XX. 2020. Tese de Doutorado (Selecione...) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2020.