Abec
Abec
Alfabetização bilíngue: estudo comparativo das metodologias utilizadas para port
O objetivo da pesquisa foi investigar o ensino da leitura e escrita em escolas bilíngües, português-hebraico, foi no que diz respeito a: métodos de alfabetização utilizados, desempenho das crianças em leitura, escrita e compreensão, em função de cada método e em função do momento da alfabetização (crianças alfabetizadas simultaneamente em português e hebraico e crianças alfabetizadas primeiro em português e depois em hebraico). A amostra foi de 152 sujeitos distribuídos proporcionalmente por seis escolas particulares do Rio de Janeiro, onde o hebraico é ensinado como segunda língua. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas com a coordenação e direção de cada escola para a caracterização da escola e dos métodos utilizados, e aplicação aos alunos de 4 testes de leitura, escrita e compreensão. Concluiu-se que: há grande variação de métodos entre escolas e, em cada escola, variação entre métodos de alfabetização em uma e outra língua; as escolas que alfabetizam primeiro em português e depois em hebraico obtêm melhores resultados; a maior variação e concentração de erros ocorre na área da ortografia; as escolas que utilizam o processo da palavração e têm um período de alfabetização mais amplo apresentam melhores resultados.
Nome do Autor: GLASMAN, Jane Bichmacher deNome do Orientador: Olga Nietta Loffredi
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:
GLASMAN, Jane Bichmacher de. Alfabetização bilíngue: estudo comparativo das metodologias utilizadas para português-hebraico no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985. 184p. (Dissertação de Mestrado).