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Processo até Ler e Escrever convencionalmente: concepções de alfabetização e letramento dos professores alfabetizadores de Pomerode

Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as concepções de alfabetização e de letramento dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Pomerode e relacionar estas concepções com a formação e o tempo de atuação destes professores. Participaram da pesquisa todos os dezessete professores alfabetizadores dessa rede, sendo apenas um do sexo masculino. O material analisado foi obtido a partir das evocações dos sujeitos diante das palavras alfabetização e letramento, aplicando-se a Técnica de Livre Associação. Foram consideradas também as categorizações formadas pelos sujeitos utilizando-se o Procedimento de Classificações Múltiplas, assim como os critérios que serviram de justificativa para essas categorizações. Verificou-se que os sujeitos distinguem e percebem como antagônicos dois tipos de alfabetização: a que eles chamam de construtiva, enfatizando o uso social da língua escrita e o respeito ao conhecimento e ao processo de aprendizagem do aluno; e a que eles chamam de tradicional, a qual compreende procedimentos que enfocam o estabelecimento de correspondências entre segmentos da fala e segmentos da escrita. Foram encontradas várias definições de letramento, variando desde a decifração do código (concepção da maioria), até o uso social da leitura e da escrita. Observou-se que a formação e o tempo de serviço não constituem fatores diferenciadores das concepções destes sujeitos. Isto pode significar que a formação continuada e a formação inicial repetem o mesmo discurso, reproduzido pelos professores em forma de afirmações pontuais muito semelhantes, mas que podem ter sentidos diferentes dos que lhes são atribuídos no meio acadêmico

Nome do Autor: Neuzi Schotten Schiochetti
Nome do Orientador: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SCHIOCHETTI, Neuzi Schotten. Processo até Ler e Escrever convencionalmente: concepções de alfabetização e letramento dos professores alfabetizadores de Pomerode. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2004.