Abec

Abec


     

O eu x o outro na alfabetização: a construção do leitor/autor

É objeto de análise deste estudo o aprendizado da leitura e escrita e a construção da autoria. A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu a análise dos processos de interação verbal entre professor x aluno, entre aluno x aluno, revelando os elementos que constituem o processo pedagógico. A pesquisa se realizou no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e desvelou como o ensino da escrita e leitura, que se dá numa situação real do uso da língua, inserido nas situações sociais em que acontecem, propicia ao professor a compreensão de que situações diferentes exigem estilos, gêneros diferentes de produzir o texto. O aspecto mais inovador desta pesquisa foi perfazer os caminhos percorridos pelo professor e pelos alunos na construção da autoria em vista de oferecer elementos que venham a contribuir positivamente na ação pedagógica de professores alfabetizadores, professores de Língua Portuguesa ou de Metodologia de Ensino.

Nome do Autor: Ana Paula Pinheiro da Silveira
Nome do Orientador: Nilcéa Lemos Pelandré
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós Graduação em Estudos Línguísticos
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Lingüística
Referência: SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro da. O eu x o outro na alfabetização: a construção do leitor/autor. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Estudos Línguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004.