Abec

Abec


     

A individualização do ensino em uma pré-escola: relato de uma experiência

A tese descreve uma experiência de ensino pré-escolar realizada em Belo Horizonte - MG, nos anos de 71-74, em uma instituição particular, em que se introduziu a individualização no ensino das áreas de matemática e linguagem, com base nos princípios de Análise do Comportamento e Tecnologia de Ensino Programado dela derivada. No caso da linguagem, o objetivo era alfabetizar crianças de no mínimo 4 anos, concentrando-se na escrita, com o pressuposto de que a leitura decorreria desta. Elaborou-se, para isso, um programa de escrita manuscrita cursiva, construído em função de uma seqüência comportamental previamente estabelecida. A autora, a partir de dados sobre o desempenho dos alunos nos programas de contingências, faz considerações relacionadas à questão de como avaliar a natureza e a eficácia de um programa de contingências de ensino e ainda, considerações a respeito da seqüência de seus programas, da importância da ordenação de conteúdos programáticos e da necessidade de uma revisão dos currículos previstos para o ensino pré-escolar.

Nome do Autor: Adélia Maria Santos Teixeira
Nome do Orientador: Carolina Martuscelli Bori
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência: TEIXEIRA, Adélia Maria Santos. A individualização do ensino em uma pré-escola: relato de uma experiência. 1983. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983.