Abec

Abec


     

Narrativas de si e do outro: um projeto de letramento a partir da leitura e da produção de memórias em sala de aula de Língua Portuguesa

O presente trabalho parte da concepção de literatura que possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, amplia a visão de mundo, desperta emoções e tem o poder de exercitar a fantasia e a imaginação, além de nos fazer refletir sobre a nossa própria existência. Essa concepção é a base do projeto de letramento que aqui apresentamos e que visa à formação de leitores literários a partir da leitura e da produção multimodal de memórias. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação é propor a leitura e a escrita de memórias literárias a alunos dos anos finais do ensino fundamental por meio de sequências didáticas, motivando-os a revisitarem suas memórias de leitura mais remotas, ressignificá-las e compartilhá-las. Com essa experiência, buscamos possibilitar novas práticas de ensino da leitura literária em sala de aula, por meio de atividades que se organizam em torno de uma perspectiva temporal e histórica: a memória do outro (escritores), a memória do eu no presente e a memória do eu em prospecção de um futuro próximo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter propositivo, em consonância com os paradigmas de uma pesquisa de intervenção, segundo Damiani (2012) e Bortoni-Ricardo (2008). O referencial teórico metodológico baseia-se em Candido (1995), Todorov (2009), Compangnon (2012), Cosson 2009), Bakhtin (1992, 2016), Benjamin (1987), Leal (2006, 2007), Aragão (1992), Chiaretto (2013), Machado (2016), Lessa (2013) e nas orientações sobre práticas de linguagem presentes no documento oficial Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018). Os resultados do estudo e da elaboração das sequências didáticas pelo viés da memória nos levam a deduzir que é possível propiciar aos alunos o letramento literário a partir de suas experiências de leitura literária, de suas subjetividades, de suas recordações, de seus sentimentos e valores atribuídos à leitura literária em momentos distintos da vida, como representação de si e de sua história como sujeito leitor.

Nome do Autor: Heliabe Xavier Nogueira
Nome do Orientador: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2023
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NOGUEIRA, Heliabe Xavier. Narrativas de si e do outro: um projeto de letramento a partir da leitura e da produção de memórias em sala de aula de Língua Portuguesa. 2023. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2023.