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Uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual

A presente pesquisa se inscreve no contexto da formação docente continuada, voltada para a temática da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. O objetivo foi analisar processos de formação continuada docente de alfabetizadores de estudantes com deficiência intelectual (DI), com ênfase no uso de vídeos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Os momentos formativos ocorreram com repertórios profissionais reflexivos diante da prática educativa, numa relação dialógica com referenciais da pesquisa que fundamentaram este estudo: Mantoan (2003), Tardif (2002), Mazzotta & D’Antino (2011), Smolka (2017), Glat e Pletsch (2012), Jesus (2012; 2017), Martins et al (2013), Martins (2015), Mendes (2014), Bleicher (2015), Giroto et al (2012), Diniz; Barbosa; Santos (2009), Silva (2021), Magalhães (2006), Soares e Batista (2005), Silva e Magalhães (2021), Nóvoa (2009; 2017; 2018), Pimenta (2005), Freire (1979; 2002), dentre outros autores contextualizados durante a formação continuada. Estes referenciais geraram o arcabouço de conhecimentos na realização de ações concretas mais eficazes para o aperfeiçoamento docente, numa (re)construção da práxis pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas, bem como de observação participante dos encontros, nos quais foram apresentados três vídeos para facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Foram sujeitos da experiência formativa 5 professoras, além de 10 profissionais da escola que apenas assistiram aos vídeos produzidos sem participar dos encontros. Os resultados evidenciaram o potencial do uso dos vídeos como ferramenta para a formação continuada, dinamizando o contato dos participantes com as temáticas em estudo. As professoras participantes atestaram que os vídeos produzidos podem ser úteis em outras formações, tendo em vista a sua eficácia. Conclui-se que os produtos educacionais utilizados na formação continuada em serviço estimularam e motivaram as professoras para novas descobertas sobre a deficiência intelectual, oportunizando-lhes momentos de estudo e partilhas de saberes, além de contribuir para o avanço da escolarização e inclusão em contextos escolares, ao serem compartilhados amplamente no You TuBe, nos grupos de WhatsApp e no site da EDUCAPES, alcançando mais docentes interessados no tema.

Nome do Autor: Helayne Cristina Carvalho do Nascimento
Nome do Orientador: Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2022
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NASCIMENTO, Helayne Cristina Carvalho do. Uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. 2022. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2022.