Abec

Abec


     

Ser,saber e poder na linguagem: buscas e reflexões de uma educadora aprendiz

Esta tese retoma uma práxis interrogante que produziu a dissertação de mestrado:A construção do leitor-autor-um desafio à escola progressista .A partir dela,a questão ser,saber e poder na linguagem se impôs em sua complexidade desafiadora.Como compreender a complexidade do processo de aprendizagem sem interrogar  o conhecimento,como problematizar o conhecimento sem necessariamente indagar do ser,que não pode ser senão com o outro, com o meio,tudo e todos produzindo discursos e neles se produzindo?Para indagar do humano,,arquitetei uma pesquisa que se desdobra  em dois movimentos em circularidade.O primeiro movimento-Para onde me levou a busca :os desafios de garimpar discursos-distende-se do mythos à filosofia  e desta à ciência  e à tecnocomunicção.

Nome do Autor: Edwigues Zaccur
Nome do Orientador: Regina Leite Garcia
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Alfabetização
Referência: ZACCUR, Edwigues. Ser,saber e poder na linguagem: buscas e reflexões de uma educadora aprendiz. 1999. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1999.