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Produção de texto escrito: como os alunos respondem às propostas da escola

Este trabalho tem o objetivo de analisar as condições de produção de textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais. Para empreender a pesquisa, assumimos a concepção de linguagem no seu caráter discursivo e interacional, apoiada em Bakhtin ([1929] 2002 e [1979] 1997); Brait (2016 e 2017); Costa Val (2000, 2007, 2008 e 2009); Marcuschi (2005 e 2008) dentre outros. A abordagem qualitativa foi contemplada para compreendermos o processo de escrita de textos em sala de aula (ALVES-MAZZOTTI e GEWANDSZNAJDER, 2002; BOGDAN e BIKLEN,1994). Para a coleta dos dados, utilizamos os cadernos de produção de textos para verificar as propostas e os textos produzidos, e realizamos as entrevistas semiestruturadas com os alunos, para conhecer o que eles pensam e dizem sobre a produção de textos na escola. As propostas de produção de textos foram agrupadas conforme suas características semelhantes e organizadas em cinco categorias: título, tema, cenas, continuidade à história e, por último, título, situação-problema e imagem. Tais propostas eram descontextualizadas, artificiais, e o texto era visto como um produto fechado em si mesmo. Ao analisarmos os textos dos alunos, verificamos a presença de elementos discursivos que buscavam despertar o interesse do interlocutor e procuramos conhecer o que os alunos tinham a dizer sobre o processo de escrita. Nas entrevistas realizadas com os aprendizes, constatamos que eles compreendiam a escrita como o cumprimento de uma tarefa escolar. Além disso, reconheciam os colegas e as professoras como seus interlocutores e, por isso, utilizavam diferentes recursos temáticos e intertextuais para despertarem interesse, causarem impacto e produzirem empatia. Dessa forma, tinham a consciência das práticas de escrever e de ler, e sabiam o que os colegas e a professora achavam dos textos produzidos. Esses momentos de interação que ocorriam nas aulas de produção de textos provocavam a antecipação de comportamentos esperados pelos sujeitos envolvidos na produção e recepção dos textos.

Nome do Autor: Valquiria Rodrigues Silva Santos
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Valquiria Rodrigues Silva. Produção de texto escrito: como os alunos respondem às propostas da escola. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2019.