Abec

Abec


     

A mediação pedagógica na escrita espontânea com crianças de cinco anos

A escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das crianças

Nome do Autor: Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
Nome do Orientador: Sara Mourão Monteiro
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LANZA, Paula Moreira Martins de Oliveira. A mediação pedagógica na escrita espontânea com crianças de cinco anos. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2018.