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Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)

O objetivo desta dissertação foi compreender práticas de transmissão e aprendizagem de leitura e escrita que circularam na socialização familiar vivenciadas por crianças na zona rural, no período de 1950 a 1970. Buscou-se relacionar os aprendizados da cultura escrita com a influência ou não da/na escolarização nas práticas familiares, buscando entender modos de penetração da escola no ambiente doméstico, assim como a influência de outras instâncias sociais. A escolha do período decorreu dos dados das trajetórias de seis sujeitos que foram localizados em sondagens relacionadas às memórias de alfabetização. No plano metodológico, utilizou-se da história oral por ser esta uma dimensão teórico-metodológica que permite constatar diretamente os sujeitos e sua percepção da experiência vivida em momentos relativamente recentes. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre alfabetização, história da alfabetização, letramento e cultura escrita que evidenciam os diferentes modos de participação de indivíduos nas práticas culturais relacionadas à escrita, por meio das diversas instâncias de socialização. Os conceitos de cultura escolar e os estudos sobre história da alfabetização foram utilizados para compreender os modos de transmissão, os materiais, assim como a relação entre as práticas familiares e a instituição escolar. A análise das práticas familiares de transmissão da escrita e de seu uso buscou recuperar as estratégias familiares em torno da transmissão da leitura e da escrita, o contexto de letramento em casa, as materialidades utilizadas, o capital adquirido e/ou herdado, as estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa explicam algumas mobilizações das famílias em torno dessa transmissão: aprender a ler e escrever em casa por proteção; pela distância da escola, pela falta de meios de transportar os filhos; por ser mulher e ainda, por interesse pessoal. Os dados também evidenciam que os pais investem no ensino da tecnologia da escrita para seus filhos desde a idade de cinco anos. As experiências domésticas de transmissão dialogam com matérias e métodos escolares, mas também foram apreendidos aspectos singulares que mostram a invenção de maneiras de transmissão e a relação desse aprendizado com os diversos usos que as famílias fazem da leitura e da escrita, seja com fins de atividade de ensino, de atividades comerciais, religiosas, ou, simplesmente, pelo interesse pessoal.

Nome do Autor: Ana Paula Pedersoli Pereira
Nome do Orientador: Isabel Alves Cristina da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2013
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PEREIRA, Ana Paula Pedersoli. Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970). 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.