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Modos de alfabetização no grupo escolar Clarimundo Carneiro - 1963 a 1973

Este estudo está inserido no campo da pesquisa qualitativa em educação e visa realizar uma investigação sobre os modos de alfabetizar no Grupo Escolar Clarimundo Carneiro, em Uberlândia, no período de 1963 a 1973. As questões que se colocam são: Quais eram as representações destas alfabetizadoras sobre alfabetização? Como era o processo de leitura e escrita no Grupo? Como eram realizadas as avaliações dos alunos? Quais foram os materiais didáticos utilizados nesse processo? A base teórica escolhida é a da história cultural. E a metodologia é oriunda da História oral temática e documental. Pois, a partir da História oral foi possível retomar as experiências de alfabetizadoras em sala de aula e seus modos de ensinar a língua portuguesa. Além disso, permite valorizar as vivências destas alfabetizadoras e revelar detalhes que documentos oficiais não informariam. Para tanto, entrevistamos quatro alfabetizadoras que trabalharam por pelo menos cinco anos nesta mesma função durante o período estudado. Também entrevistamos a primeira diretora que comandou o Grupo Escolar. As fontes documentais participam de maneira complementar ao estudo a partir da análise de materiais utilizados na escola pelas alfabetizadoras. Neste estudo verificamos que o Grupo Escolar Clarimundo Carneiro durante sua existência conservava os ideais dos primeiros Grupos Escolares instalados em Minas Gerais. As alfabetizadoras seguiam as orientações da diretora quanto à utilização das prescrições do Programa de Língua Pátria. O método de ensino usado na alfabetização era o mesmo determinado pelo Programa de Língua Pátria, ou seja, o Método Global de Contos. E a cartilha adotada era As Mais Belas Histórias, de Lúcia Casasanta. Porém para as alfabetizadoras que lecionavam para os repetentes ou que estudavam no turno da noite era permitida a utilização de outra metodologia e materiais didáticos. A forma de avaliar os alunos no Grupo era por meio de provas e as correções deviam ser coerentes e rigorosas. Verificamos ainda que as diretoras influenciavam diretamente nas práticas exercidas nas salas de alfabetização.

Nome do Autor: Vanessa Lepick
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2013
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LEPICK, Vanessa. Modos de alfabetização no grupo escolar Clarimundo Carneiro - 1963 a 1973. 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2013.