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História de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971

O objetivo deste estudo foi construir, a partir das práticas vivenciadas por algumas alfabetizadoras, a História da Alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus, no período de 1955 a 1971. Neste estudo pudemos identificar algumas questões relevantes das práticas dessas alfabetizadoras. O processo de alfabetização infantil seguia os moldes ditados pelo Programa de Ensino Primário Elementar de Minas Gerais. Foram analisadas as cartilhas: O Livro de Lili, As Mais Belas Histórias (Os Três Porquinhos) e Caminho Suave que por todo o período deste estudo sempre foram mencionadas pelas alfabetizadoras. Porém, ao analisarmos as práticas das alfabetizadoras, a partir das entrevistas realizadas, identificamos que se pregavaa utilização do método Global, mas poucas alfabetizadoras realmente conseguiam alfabetizar com esse método. A cartilha Caminho Suave esteve presente por todo o período em estudo, sendo utilizada para alfabetizar aqueles alunos que não conseguiam acompanhar o método Global. Segundo as alfabetizadoras entrevistadas, para trabalhar o método Global, o aluno tinha que ser dedicado, caso contrário, ele não conseguia aprender. Utilizamos como aporte teórico a Nova História Cultural, que traz novas possibilidades de pesquisa e de fontes. Desse modo, a história oral é fundamental para a realização deste estudo, pois é a partir das vozes das próprias alfabetizadoras que construímos a história da alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus. Buscamos identificar quem foram essas alfabetizadoras para entender quais as representações e apropriações realizadas por elas, naquele período, e tentamos construir uma parte da história da alfabetização em Uberlândia. Após a pesquisa, compreendemos que as professoras, ao longo de suas vidas, foram se constituindo como alfabetizadoras. Os resultados revelam que as práticas são carregadas de valores e representações que essas profissionais construíram e constroem ao longo do exercício do magistério primário. Assim, suas práticas vão além das normas determinadas pela direção da escola e pelos órgãos responsáveis pela educação em Minas Gerais.

Nome do Autor: Michelle Castro Lima
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2011
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Michelle Castro. História de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971. 2011. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2011.