Abec

Abec


     

Desenvolvimento de um subsistema instrucional de alfabetização: um estudo de caso.

Este estudo constitui-se na descrição e análise do processo de desenvolvimento de um sistema instrucional para alfabetização e na avaliação do desempenho deste sistema na consecução das metas instrucionais por ele propostas. O estudo foi desenvolvido sob forma de estudo de caso, aplicado a um conjunto de alunos de 1ª série do 1º grau, de escola pública em periferia urbana da cidade de São Paulo. O programa individualizado para alfabetização diferenciado inter-grupos, mas evoluindo simultaneamente intra-grupos de alunos foi composto de 3 fases subdivididas em 42 unidades de estudo, agrupando atividades de leitura e escrita que deveriam ser desenvolvidas mediante apoio de materiais instrucionais individuais impressos (um para cada uma das unidades). O sistema mostrou-se viável e instrumental, na medida em que, apesar de não ter determinado a aprovação de seus sujeitos permitiu a evolução de todos os alunos ao longo dos diferentes estádios de alfabetização.

Nome do Autor: COSTA, Maria Aparecida Foresti Ferreira
Nome do Orientador: Carolina Martuscelli Bori
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Proposta Didática
Referência:

COSTA, Maria Aparecida Foresti Ferreira. Desenvolvimento de um subsistema instrucional de alfabetização: um estudo de caso. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1985. 228p. (Tese de Doutorado).