Abec

Abec


     

Desenvolvimento e aquisição das habilidades de leitura no 1º grau.

O objetivo da pesquisa foi verificar quais habilidades de leitura relacionadas à compreensão encontram-se desenvolvidas nos alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau. A hipótese foi a de que as dificuldades apresentadas pelos alunos ao ler deve-se ao não desenvolvimento adequado das habilidades básicas de leitura. Foram elaborados e aplicados testes para verificar se habilidades de leitura, relacionadas à compreensão, sugeridas pelo programa oficial de ensino de Santa Catarina pelos professores, pelos livros didáticos e pelos psicolingüístas encontram-se desenvolvidas nos alunos de 1ª a 4ª série. Foram testadas 40 crianças, 10 de cada série, colégio particular, predomínio da classe média. Os resultados evidenciaram que: muitas das habilidades perseguidas em determinada série não são adequadas a essa série; o desenvolvimento das habilidades não tem seqüência lógica; os professores não seguem critérios bem definidos para desenvolver habilidades de leitura; ao aluno não são dadas oportunidades para exercitar habilidades de leitura cujo desenvolvimento teve início.

Nome do Autor: VITORETTI, Albertina Felisbino
Nome do Orientador: Hilário Inácio Bohn
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Avaliação
Referência:

VITORETTI, Albertina Felisbino. Desenvolvimento e aquisição das habilidades de leitura no 1º grau. Florianópolis: PG em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, 1984. 202p. (Dissertação de Mestrado).