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Formas e condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças de camadas medias

O Objetivo desta pesquisa foi compreender as formas e condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças de camadas médias, consideradas com alto nível de letramento digital, que possuem fácil acesso a computadores e Internet no espaço doméstico e escolar. Nessa perspectiva, nos valemos dos estudos sobre a história da cultura escrita realizados por Roger Chartier e Eric Havelock, da sociologia da família, mediante contribuições de Pierre Bourdieu, François de Singly e Bernard Lahire, e das discussões de Magda Soares, Carla Coscarelli e Isabel Frade sobre alfabetização e letramento digital. Partindo de uma perspectiva qualitativa, desenvolvemos a pesquisa de campo com oito crianças de sete a dez anos de idade. Realizamos observações da aula de informática da escola, anotações no caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com as crianças, suas mães, professores regentes e professora de informática. A partir dos dados coletados, destacamos que as formas de apropriação da cultura escrita digital têm suas especificidades conforme o espaço no qual é transmitida e que as práticas de um espaço e de outro se entrecruzam, compondo um tipo de letramento digital múltiplo.

Nome do Autor: Monica Daisy Vieira Araujo
Nome do Orientador: Isabel Alves Cristina da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2007
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAUJO, Monica Daisy Vieira. Formas e condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças de camadas medias. 2007. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007.