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História e Memória da Formação Docente em Ituiutaba - MG

Uma das proposições desse estudo, foi dar continuidade à pesquisa iniciada no Mestrado sobre a História das professoras alfabetizadoras do município de Ituiutaba, MG uma vez que, indícios dessa história apontavam para a formação dessas profissionais enquanto docentes. Nesse sentido, me propus ampliar a pesquisa agregando as recentes descobertas, novas buscas, novas inquietações no intuito de identificar as ideias pedagógicas que alicerçaram as produções sociais sobre a formação docente, tanto na legislação educacional, quanto no interior das instituições de formação de professores existentes no município no período de 1935 a 1971: As Escolas Normais. Ao desenvolver o estudo sobre a formação de professores a partir de instituições educacionais tento recuperar a trajetória de significativas instituições, demonstrando sua importância para o desenvolvimento sociocultural da região, contribuindo para uma interligação entre o singular e a História da Educação Brasileira colocando em destaque a discussão sobre a formação do professor primário sob a ótica das Escolas Normais, privadas e públicas no município de Ituiutaba no período que compreende os anos de 1935 a 1971. Os objetivos específicos, demarcados nesse estudo foram: identificar quais foram as concepções de formação docente que circularam nas legislações educacionais, no Brasil, em Minas Gerais e em Ituiutaba; identificar pesquisas sobre a formação de professores nas Escolas Normais realizadas em instituições que se localizam na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba compreendendo diferenças e similitudes no processo de formação de professores da região; descrever o cenário da investigação, o contexto educacional do município de Ituiutaba, localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil, e as escolas privadas e públicas de formação de professores do município compreendendo o contexto e o processo de formação de cada uma delas; e refletir sobre a cultura escolar disseminada nessas instituições compreendendo o processo de formação de cada uma delas. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi a da História Oral uma vez que a mesma nos permite deixar de conceber a história como única, ou de uma identidade nacional, para reconhecer a existência de múltiplas histórias, memórias e identidades em uma sociedade. Nessa perspectiva, realizei os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental, realização de entrevistas orais com alunas, professores e gestores das escolas e transcrição das narrativas. Esse estudo evidenciou que o município de Ituiutaba teve cinco instituições de formação de professores, permanecendo vinte anos com apenas uma escola particular que oferecia a formação docente, e mais vinte anos até contar com uma escola de ensino gratuito, somente em 1969 foi criada uma escola pública de formação de professores.

Nome do Autor: Andréa Demétrio Jorge Moraes
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2014
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MORAES, Andréa Demétrio Jorge. História e Memória da Formação Docente em Ituiutaba - MG. 2014. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2014.