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Deixa eu pensar. Agora, de verdade, deixa eu pensar. Um estudo sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento

 

 

O presente trabalho teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança-criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social da criança. Partindo da psicologia soviética, especialmente dos trabalhos de Lev Semenovich Vygotsky, desenvolvemos nossa pesquisa no Ensino Fundamental, com crianças do primeiro ciclo, sete anos, na cidade de Uberaba, MG, Brasil. Buscamos identificar essas modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Utilizamos questionários que foram respondidos pela professora, a fim de obter dados sobre o contexto da pesquisa. Filmamos atividades desenvolvidas pelos alunos, coletivamente, em duplas e em grupos. Para análise, selecionamos cenas que pudessem responder ao problema proposto neste estudo. A pesquisa evidenciou que, no movimento de uma situação interativa, se constituem diversas modalidades de interação social e que uma mesma modalidade de interação se apresenta de modo diferenciado nas situações interativas. Escolhemos, para análise, as modalidades: Eco-Repetição, Acordo/Desacordo, Colaboração, Negociação, Liderança, Competição e Sujeição/Dependência, identificadas, na grande maioria das cenas analisadas, como modalidades de interação social que influenciaram o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social da criança. Ressaltamos a impossibilidade de generalização sobre a importância das modalidades de interação social, já que seu valor só pode ser analisado em cada contexto interativo. Percebemos que cognição, afetividade e subjetividade, são aspectos que se articulam nas interações sociais, no campo da intersubjetividade. Cabe destacar o papel fundamental da linguagem na constituição das interações sociais e nos processos de desenvolvimento da criança. Do ponto de vista pedagógico, este estudo suscita uma reflexão mais aprofundada acerca do papel da interação social no processo educativo, contribuindo para o enriquecimento do trabalho escolar

O presente trabalho teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança-criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social da criança. Partindo da psicologia soviética, especialmente dos trabalhos de Lev Semenovich Vygotsky, desenvolvemos nossa pesquisa no Ensino Fundamental, com crianças do primeiro ciclo, sete anos, na cidade de Uberaba, MG, Brasil. Buscamos identificar essas modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Utilizamos questionários que foram respondidos pela professora, a fim de obter dados sobre o contexto da pesquisa. Filmamos atividades desenvolvidas pelos alunos, coletivamente, em duplas e em grupos. Para análise, selecionamos cenas que pudessem responder ao problema proposto neste estudo. A pesquisa evidenciou que, no movimento de uma situação interativa, se constituem diversas modalidades de interação social e que uma mesma modalidade de interação se apresenta de modo diferenciado nas situações interativas. Escolhemos, para análise, as modalidades: Eco-Repetição, Acordo/Desacordo, Colaboração, Negociação, Liderança, Competição e Sujeição/Dependência, identificadas, na grande maioria das cenas analisadas, como modalidades de interação social que influenciaram o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social da criança. Ressaltamos a impossibilidade de generalização sobre a importância das modalidades de interação social, já que seu valor só pode ser analisado em cada contexto interativo. Percebemos que cognição, afetividade e subjetividade, são aspectos que se articulam nas interações sociais, no campo da intersubjetividade. Cabe destacar o papel fundamental da linguagem na constituição das interações sociais e nos processos de desenvolvimento da criança. Do ponto de vista pedagógico, este estudo suscita uma reflexão mais aprofundada acerca do papel da interação social no processo educativo, contribuindo para o enriquecimento do trabalho escolar

 




Nome do Autor: Renata Teixeira Junqueira
Nome do Orientador: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JUNQUEIRA, Renata Teixeira. Deixa eu pensar. Agora, de verdade, deixa eu pensar. Um estudo sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento. 2004. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.